Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Promotor que tentava barrar casamento de homossexuais em SC é afastado

Promotor que tentava barrar casamento de homossexuais em SC é afastado

Comemoração
Há comemorações na OAB-SC, nos últimos dias e horas, por conta do mais que esperado afastamento do promotor Henrique Limongi, da 13ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, que desde 2013 não homologava casamentos homoafetivos. Prejudicou, ou infelicitou, mais de 100 uniões, durante longos sete anos. Será um homem feliz esse promotor?

É diferente
A Prefeitura de Bombinhas explica que a Taxa de Preservação Ambiental que cobra durante o verão é bem diferente da de Governador Celso Ramos, que é uma fraude, tanto que deu prejuízo superior a R$ 1 milhão e foi suspensa pelo Tribunal de Contas. A de Bombinhas que, a pedido, recebeu orientações do TCE e respaldo do Supremo Tribunal Federal, teve uma receita superior a R$ 5 milhões na última temporada, investidos na preservação ambiental. E do ponto de vista social, taxa evitou a saturação do turismo. A cidade melhorou bastante, é verdade.

Traidor 1
O colunista Lauro Jardim, de “O Globo”, relata que o governo perdeu por dois votos, anteontem, quando o Senado derrubou o veto que impede o reajuste a servidores federais, estaduais e municipais até o fim do ano que vem. Diz que o Palácio do Planalto, muito chateado, credita a derrota a três senadores, que tinha como aliados. Entre eles está Jorginho Mello (PL-SC), um dos mais assíduos frequentadores do gabinete presidencial. Os outros dois são Izalci Lucas (PSDB-DF) e Soraya Thronicke (PSL-MS). O governo conseguiu reverter a derrota na Câmara, ontem.

Traidor 2
Na mesma quarta-feira Bolsonaro sancionou a Medida Provisória 944 que destina mais R$ 12 bilhões (já haviam sido liberados R$ 15,8 bilhões) para o Fundo Garantidor de Operações (FGO) do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Jorginho Mello foi o autor do elogiado projeto, inclusive pelo presidente, que derivou na lei.

Resultado
A CPI dos Respiradores da Assembleia Legislativa, que encerrou seus trabalhos nesta semana, tem vários méritos: foi aprovada por unanimidade, em tempo recorde, sem caça às bruxas, sem circo e, ao contrário de tantas outras do passado, não virou pizza. Apresentou resultados, que agora cabe à Justiça julgar.

Condenação
O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) marca sua presença no Legislativo com um estilo contundente e provocativo, mas sobretudo sincero e sem meias palavras. Para o tio que estuprou e engravidou a sobrinha de 10 anos no Espírito Santo, deu um veredicto: “Devia levar um tiro na cabeça”.

Bloqueio
O prefeito Joares Ponticelli, de Tubarão, sancionará logo ousado projeto de lei, enviado por ele ao Legislativo e aprovado, que veda a administração municipal, direta e indireta, além da Câmara de Vereadores, de admitir qualquer pessoa que tenha sido condenada com base na Lei Maria da Penha.

Retomada
Não há quem não note ao trafegar na BR 101 em SC nas últimas semanas. Há um trafego intenso de caminhões, tanto no sentido sul como no sentido norte, levando e trazendo cargas de todo tipo. Parece um sinal claro de começo de normalidade. Tomara.

Previsão
O mapa de situação de risco em SC, montado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que leva em conta o índice de isolamento social e a oferta de leitos de covid-19, deve trazer uma discreta melhora para o conjunto de municípios, com alguns deles deixando a situação gravíssima de infecção, para a grave, a partir da próxima semana.

Imagem
Depois que o Datafolha apurou que só 17% dos brasileiros consideram o trabalho do Congresso Nacional como bom ou ótimo, o Senado decidiu contratar uma empresa de publicidade para melhorar sua imagem. Desperdício. Melhorará quando votar pautas em favor da ética e do combate à corrupção, entre outras demandas da sociedade.

Jornalismo vesgo
Informação que o jornalismo funerária brasileiro não dá importância: oito em cada 10 pacientes contaminados pelo covid-19 no país se recuperaram, enquanto o índice global é de 64%, conforme a Universidade Johns Hopkins. Mas deu imenso destaque à projeção do Imperial College de Londres, prevendo um milhão de mortos por covid-19 no Brasil até este mês.