Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Presidente da Câmara dos Deputados usa aviões da FAB 272 vezes em 2019, mas fala em reduzir despesas

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Presidente da Câmara dos Deputados usa aviões da FAB 272 vezes em 2019, mas fala em reduzir despesas

Raul Sartori

Cara de pau
Esse presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, é mesmo um cínico. Anteontem, em entrevista, sempre cercado por uma claque, disse que é “necessário reorganizar o gasto público brasileiro e melhorar a qualidade da despesa”. Só no ano passado utilizou os jatos da FAB 272 vezes. Que moral que ele tem para fazer tal afirmação? Enoja.

Retaliação
Nova líder do PSL no Congresso Nacional, a senadora Joice Hasselmann começou a retaliar, começando pela exclusão e substituição de membros do partido na CPI Mista das Fake News alinhados com Bolsonaro. Nisso sobrou a deputada federal catarinense Caroline de Toni, que está se sobressaindo na comissão.

Regina Duarte
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou requerimento de convite à secretária especial da Cultura, Regina Duarte, para expor os programas e ações que pretende executar à frente da pasta. O requerimento foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Dário Berger (MDB-SC), que confessou torcer por ela, a quem pediu paciência, “porque a gente sabe que não é fácil o trabalho”.

Prova tóxica
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei que antes de ser votado em plenário deve gerar muita polêmica: institui exame toxicológico para quem passar em vestibular e se matricular na única universidade pública do Estado (Udesc). Perguntar não ofende: adianta alguma coisa fazer o exame só na hora da matrícula? E porque não estender a exigência na admissão de qualquer agente público?

Anistia
O Senado se prepara para analisar um projeto de lei que proíbe a concessão de anistia a militares que se engajarem em greves. Valerá para membros das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros. Nos últimos 10 anos, o Congresso Nacional produziu quatro leis de anistia a militares grevistas. Uma delas, a 12.191/2010, abrangendo memorável movimento reivindicatório em SC.

Polícia Penal
Proposta de emenda à constituição do estado cria a Polícia Penal de SC. Seria uma força encarregada, entre outras atribuições, da segurança dos estabelecimentos prisionais, vinculada ao Departamento de Justiça Penal.

Cerveja
A boa novidade no Concurso Brasileiro de Cervejas do Festival de Blumenau que na noite de anteontem elegeu, dentre 146 estilos, a paranaense de Maringá, Cathedral, a melhor do Brasil, foi a criação de uma eleição para os “brewpubs”, em alta no Brasil, onde a cerveja é fabricada e vendida no mesmo local. Nesta categoria, a blumenauense Balbúrdia foi vice-campeã.

Humor
Nestes tempos de antagonismo e ódios, que venha a alegria, o humor, como propõe o jornalista Celso Vicenzi, que nesta sexta-feira lança no Multi Open Shopping, em Florianópolis, a partir das 18h30, o livro “O caos tá funcionando na mais perfeita ordem”, pela editora Insular. Reúne centenas de frases irônicas e bem-humoradas sobre os principais assuntos do Brasil e do mundo. Uma: “Para os assalariados a vida não é justa. É apertada”. Outra: “Fantasia sexual de ecologista é fazer amor nos Lençóis Maranhenses”.

Namoro qualificado
O juiz Walter Santin Junior, da comarca de Itapoá, julgou improcedente ação em que uma mulher requeria o reconhecimento de união estável com seu companheiro, sob alegação de compartilharem residência há pelo menos um ano. O homem faleceu enquanto o casal ainda estava junto. O juiz classificou a situação, em sua decisão, como “namoro qualificado” e não como união estável.

Capital dos Vinhos
Dia 18, às 17 horas, no hall da Assembleia Legislativa, será realizada solenidade para divulgação oficial do merecido título, para São Joaquim, de Capital Catarinense dos Vinhos Finos de Altitude. Não custa lembrar que na última edição do evento Vinhos do Brasil, no Rio de Janeiro, os de altitude de SC conseguiram verdadeira consagração. Os cariocas descobriram, literalmente, um vinho que está se tornando moda no mundo, o de laranja, e catarinense. É o Arancione, da Vinícola Villaggio Conti. E de São Joaquim.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo