Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mutirões de catarata podem elevar risco de contaminação por Covid-19

Mutirões de catarata podem elevar risco de contaminação por Covid-19

Alerta
A Associação Catarinense de Oftalmologia alerta que, dado o momento de expansão da pandemia, especialmente na região de SC, a realização dos mutirões de cirurgias oftalmológicas (como catarata), autorizados pela Secretaria de Estado da Saúde, pode elevar os casos de contaminação pela covid-19, e está recomendando seu cancelamento ou adiamento. A maioria dos pacientes atendidos é representada por idosos. Sim, um alerta pertinente.

Imagem do Congresso
Os catarinenses, gaúchos e paranaenses são os que tem hoje, a pior imagem do desempenho do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados). Exatos 50% o qualificam como ruim ou péssimo. A melhor avaliação é a dos nortistas, com 42,8% que elogiam o trabalho dos deputados federais e senadores. A pesquisa foi divulgada ontem pelo Instituto Orbis, que fez 4.032 entrevistas em todo o território nacional entre 3 e 5 deste mês.

Heróis e heroínas
A um questionamento da articulista Lila Schwarcz, no “Estadão” – ‘Por que todos os nossos heróis são homens e brancos?’ – o veterano jornalista Aderbal Machado respondeu na tampa. Que há uma exceção exponencial: “Anita Garibaldi, companheira de Giuseppe na reunificação da Itália. Brasileira, catarinense. Ninguém foi e nem é mais do que ela”.

Faço o que….
O Tribunal de Contas do Estado, que tanto cobra transparência de quem fiscaliza está longe do bom exemplo. Um deles está no seu portal, onde há uma janela que leva para a página “transparência”. Mas conseguir ali dados do que gastam os nobres conselheiros é só para experts. Para começar, é solicitado o preenchimento de extenso cadastro. Uma forma de desestimular a busca de qualquer questionamento.

Aberto
O Beto Carrero World reabriu para o público sexta-feira e apenas para moradores de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, sob rígidas medidas de segurança e higiene. Entre elas um túnel de desinfecção com pulverização de água com ozônio para proteger os visitantes de contaminação e proliferação de qualquer vírus. A capacidade diária do parque está reduzida a 50% e as visitas tem que ser agendadas com antecedência.

No ar
A Gol, Latam e Azul já retomaram voos a oito cidades que haviam deixado sua malha desde o começo da pandemia. Jaguaruna e Joinville estão na lista das que voltam ainda neste mês, por haver estabilidade no contágio da doença.

Pilotos exclusivos
Vai à deliberação do plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias projeto de lei que acaba com uma discriminação boba. Permite que praças da Policia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Estado exerçam a função de piloto de aviões e helicópteros das duas corporações, desde que, evidentemente, cumpram as exigências previstas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Até agora a função é, discricionariamente, exclusiva de oficiais, por questões de hierarquia e disciplina interna. São considerados praças as graduações militares que vão desde soldados, cabos, sargentos até subtenentes.

Bom senso!
Causa estupor saber que é preciso uma lei no lugar do bom senso. É o caso de um projeto em tramitação no Legislativo estadual que torna obrigatória a instalação de piso antiderrapante nos banheiros de estabelecimentos privados que disponham de chuveiros utilizados pelo público e por funcionários, tais como em hotéis, pensões, albergues, clubes sociais, centros esportivos, academias, ginásios, hospitais, clínicas.

Maria da Penha
Se o prefeito Joares Ponticelli sancionar, Tubarão será uma das primeiras cidades do Brasil a ter uma lei que proíbe a nomeação, no âmbito da administração pública direta e indireta municipal, incluindo sua câmara de vereadores, de pessoas que tenham sido condenadas pela Lei Maria da Penha.

Búzios e afins
Leitores pediram para que este espaço tentasse descobrir, já que eles não tiveram sucesso nas buscas, se houve algum desses adivinhos que todo final de ano elegem as tragédias que virão no ano seguinte, se previram a pandemia do coronavirus. Até onde tentou, a coluna não fez descoberta nenhuma.

Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem grupo lá também. Clique aqui e participe.