Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Mais de 6,7 mil militares registraram candidaturas nas eleições de 2020

Mais de 6,7 mil militares registraram candidaturas nas eleições de 2020

Farda
Com base em dados divulgados pela Justiça Eleitoral, “O Globo” identificou que 6.720 policiais militares, civis, bombeiros, membros das Forças Armadas e militares reformados registraram candidatura para prefeito e vereador em todo pais, contra 5.991 em 2016.

Só Tubarão
Apesar de só ser uma percepção – de que a grande maioria da população desejaria a redução do número de vereadores, cuja produtividade, em geral, deixa muito a desejar – só o Legislativo de Tubarão teve a coragem de atender o desejo popular. Das 17 atuais, serão 15 cadeiras a partir de 2021 e cerca de R$ 500 mil por ano de custo a menos para contribuinte.

Caciques demais
Sargento Lima, Felipe Estevão, Ana Campagnolo, Jessé Lopes e Ricardo Alba, os cinco deputados estaduais do PSL que votaram a favor da continuidade do primeiro processo de impedimento do governador Carlos Moisés e da vice Daniela Reinehr, tem sido muito indagados por correligionários sobre os reais motivos da decisão. Há diferentes explicações, entre elas de que Carlos Moisés queria (e quer) ser o único cacique do partido. Será?

Foco do eleitor
Uma pesquisa nacional do Instituto Paraná surpreende: a corrupção, que tanto infelicita o brasileiro de bem, é no momento o sexto tema que mais preocupa os eleitores. Era o primeiro em 2018. O que mais importa nos dias atuais é a saúde, com 38% de citações. Se esquecermos a corrupção, seremos roubados ainda mais!

De olho
O Ministério Público estadual está avisando os candidatos e cabos eleitorais de que terá olhar atento nas eleições deste ano. Estarão no radar, principalmente, a disseminação de fake news e propaganda irregular nas redes sociais. Ótimo. Este espaço foi alvo de boato de que teria contratado pesquisa de intenção de voto e difundido números, sem registro. Fake news total.

Tardo e falho
Ainda se ouve dizer que nossa justiça é tarda e falha. Há motivos: 23 anos depois de lá ingressar, o Supremo Tribunal Federal acaba de julgar constitucional a lei estadual 10.501, de SC, que obriga bancos oficiais ou privados, sociedades de crédito e associações de poupança – incluindo agências, postos e caixas eletrônicos – a implantarem sistemas de segurança. O Governo do Estado foi quem questionou a constitucionalidade da lei, em 1997. O STF decidiu que como a competência para legislar sobre segurança pública é concorrente, os Estados podem complementar as exigências de segurança impostas pela União aos estabelecimentos financeiros.

Discriminação
A discussão ainda não chegou em Palhoça, que tem um clube de futebol chamado Guarani e que, de forma simpática e completamente despojada de qualquer preconceito, os torcedores o chamam de “Bugre”. Pois em São Paulo uma cidadã de ascendência indígena, produtora cultural, está buscando apoio para que a expressão não seja mais pronunciada, por ser “pejorativa, incivilizada e selvagem”. Quer até que se mude o hino do Guarani, clube de futebol de Campinas. Como disse esta semana a sincera apresentadora Glória Maria, esse “politicamente correto está um porre”. Está mesmo.

Alta sociedade
Familiares da grande dama da sociedade carioca Lourdes Catão, falecida em maio passado, viúva do empresário catarinense Álvaro Catão, vão leiloar cerca de 400 “relíquias” dela, em outubro, como aparelhos de jantar, faqueiros e serviços de copo que usava em suas memoráveis recepções. Exibia algumas quando recebia convidados durante os anos de isolamento que passou numa mansão do norte da Ilha de SC, dando máxima atenção, de perto, a um dos filhos doente.

Modelo
Houve um tempo em que autores catarinenses podiam conseguir, gratuitamente, na Imprensa Oficial do Estado, a impressão das primeiras 100 cópias de livros seus a serem lançados, incluindo acadêmicos, como forma de incentivar a leitura. O senador Jorginho Mello (PL-SC) levou a ideia ao secretário nacional de Cultura, Mário Frias, segunda-feira, que achou-a interessante e pode replicá-la em todo país.

Comida
Nos seis restaurantes do Rio de Janeiro selecionados para o Guia Michelin 2020 (Artigiano, Miam Miam, Lilia e Pici Trattoria, Didier e Maria e o Boi) é possível almoçar, e muito bem, por preços entre o mínimo de R$ 51 por pessoa a R$ 90. Alguns restaurantes de Florianópolis praticam preços até mais altos, e no bufê. Se acham detentores de quatro estrelas e deliram nos preços.