Mais de 42 milhões de brasileiros nunca acessaram a internet
Desigualdade digital O Brasil já registra a média de nove computadores para cada 10 habitantes, segundo pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. São 190 milhões de computadores ativos, embora sua proporção entre as pessoas seja desigual. Muito desigual. Há 42 milhões que nunca acessaram à internet. Por Estado, SC tem a segunda […]
Desigualdade digital
O Brasil já registra a média de nove computadores para cada 10 habitantes, segundo pesquisa anual da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. São 190 milhões de computadores ativos, embora sua proporção entre as pessoas seja desigual. Muito desigual. Há 42 milhões que nunca acessaram à internet. Por Estado, SC tem a segunda maior densidade (70,2% das casas) com internet banda larga fixa, índice só superado pelo Distrito Federal (72,4%). A desigualdade: no Maranhão dos Sarney são apenas 16,2%.
Projetos do 02
Carlos Bolsonaro, vereador no Rio de Janeiro, o filho “02” do presidente Jair Bolsonaro e tido como gerenciador das redes sociais do pai, ainda mantém o projeto de se mudar para SC após terminar seu mandato. Seu projeto é vender dois imóveis e se mudar em definitivo para cá, onde vem com certa regularidade, muito discretamente. Diz gostar muito de clubes de tiro e que as cidades de sua preferência são Florianópolis, Blumenau e Balneário Camboriú.
Vítima
A pandemia e suas consequências econômicas, entre elas a falta de anunciantes e patrocínios, estão batendo nos cofres da Rede Globo, que está dispensando muita gente estrelada. A vítima dos últimos dias é o maior ícone vivo de Blumenau, a atriz Vera Fischer, que não teve seu contrato renovado depois de quase 30 anos. Lá ela estrelou em mais de 25 novelas e séries. Sua indiscutível beleza virou um acessório, já que venceu com seu talento. Mas nem por isso a livrou do desemprego.
Termômetro
Dentro das limitações da pandemia, as manifestações de domingo foram qualificadas como relevantes por analistas políticos da grande mídia nacional. Mas a quase totalidade prevê que quando a covid-19 for embora, as ruas vão atrair mais gente para gritar. O que ninguém aposta é se a gritaria será mais a favor ou contra Bolsonaro. A conferir.
Palanque
Militantes e ativistas bolsonaristas passaram a usar os protestos semanais em Brasília para impulsionar suas pré-candidaturas nas próximas eleições municipais. A “Folha de S. Paulo” diz que identificou, dentre os militantes mais ativos nos protestos, pré-candidatos em diversas cidades do país, dentre elas Criciúma. Mas não cita que nome ou nomes da cidade catarinense estariam buscando seu lugar no palanque.
Tiroteio
O filósofo Olavo de Carvalho, o guru de Jair Bolsonaro, que é sobretudo em ególatra, tem metralhadora giratória. O alvo dele na madrugada de domingo foi o brusquense Luciano Hang, que o qualificou como “palhaço vestido de Zé Carioca”.
Negritude
A propósito do que vem acontecendo por estes dias nos Estados Unidos: criada em 2006 para combater as disparidades raciais no acesso a serviços de saúde no Brasil, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra só foi posta em prática, até agora, em apenas57 municípios do país. Não se tem conhecimento de que haja algum de SC.
Inexplicável
Um portal jornalístico de Florianópolis tenta fazer com que seus leitores entendam os planos oficiais para o transporte marítimo em Florianópolis. O responsável por estas linhas é informado desses “planos” desde a década de 1970 e nada, absolutamente nada, vingou até hoje. A máfia que controla o transporte coletivo municipal e intermunicipal não deixa.
Rotary
A propósito dos 115 anos de fundação do Rotary Internacional, que está presente em SC há mais de 85 anos, com 3.700 associados em 170 clubes de serviços, uma informação que poucos sabem: a organização foi reconhecida, no ano passado, como uma das sete no mundo capacitadas para ajudar em situações de calamidade. Em Chapecó conta com três filtros de água de grande capacidade, deslocados, quando solicitados, para locais onde o despejo de agrotóxicos ou uma enchente impeça o consumo da água. Além do nordeste brasileiro, já foram para o Paraguai e Guatemala. Custam US$ 25 mil cada. São emprestados e depois do problema solucionado, devolvidos.
Para pensar
Quando o Supremo Tribunal Federal proíbe um general de Exército de se expressar e autoriza um presidiário a dar entrevista, quer que cheguemos onde?