Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Levantamento aponta que 75% da população brasileira é contra cotas raciais

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Levantamento aponta que 75% da população brasileira é contra cotas raciais

Raul Sartori

Sem cotas
O Instituto Orbi fez um levantamento exclusivo para o site Diário do Poder que dá o que falar: 75% das 2.154 pessoas ouvidas em todo país manifestaram-se contrários à política de cotas raciais em concursos públicos, vestibulares, etc.

Uísque x leite
Alguns veículos da mídia nacional descobriram o que a catarinense não se deu conta até agora: que na Assembleia Legislativa está para ser derrubado veto do governador Carlos Moises em projeto que reduz para 3,2% o ICMS sobre o uísque, enquanto o do leite permanece em 17%.

Repúdio
A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) entrou na fila de oradoras no plenário da Câmara, anteontem, para repudiar as infames declarações do deputado estadual paulista Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas durante viagem em meio à guerra contra a Rússia. Pediu que renunciasse.

Bedelho
O senador Jorginho Mello (PL-SC) foi à tribuna pedir a derrubada do veto de Bolsonaro em projeto de sua autoria que institui o Programa de Reescalonamento de Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp). Ele contava com a sanção liquida e certa e ainda busca saber quem se meteu no meio.

Cerveja
Esperadíssimo, saiu o resultado final do concurso de melhor rótulo de cerveja do ano, do Concurso Brasileiro de Cervejas. O valioso título, concorrendo com 3.636 inscritas, foi para a Blumenau Craftlab Grodziskie, produzida pela Cerveja Blumenau, que foi lançada em 2015 e em apenas cinco anos soma mais de 50 premiações nacionais e internacionais para os seus rótulos.

Gastronomia
Os deputados estaduais vão decidir, no voto, se vai adiante ou para o arquivo um projeto de lei que obriga os estabelecimentos comerciais do ramo alimentício, como restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e panificadoras, a informar a substituição do queijo, requeijão e outros produtos lácteos, por análogos. Sendo assim, tem que ter a frase visível: “Este produto não é queijo”.

Mulheres
No Dia da Mulher, terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou oito projetos reunidos pela bancada feminina. Entre as iniciativas, está a proposta que acaba com a necessidade de autorização de maridos para a realização de esterilização de mulheres casadas.

Descaso
O governo estadual ganharia pontos se tomasse uma providencia de baixo custo em Florianópolis: disponibilizar uma sede própria para a Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso. A atual funciona numa casa alugada, com estrutura deficitária e sem espaço para atendimento, com poucos móveis e sem informatização. Uma vergonha. Detalhe: ali foram atendidas mais de 1.800 ocorrências no passado.

Contorno vigiado
Acerca da constituição de uma Rede de Controle da Gestão Pública, envolvendo vários órgãos federais e estaduais na fiscalização do Contorno Rodoviário da Grande Florianópolis, que é, hoje, a maior obra pública do gênero no país, uma pessoa apenas, o senador Esperidião Amin, faz mais que muitos deles. Há anos acompanha o desenrolar da obra, quase sempre in loco, fazendo vídeos e áudios, agora com uso de drones. O último relatório enviado a autoridades e entidades públicas e privadas foi o 25º. Eles incluem todo cronograma das obras, se estão ou não dentro do prazo, os pontos críticos e onde há dificuldades. É um expert no assunto, e vigilante como poucos.

Das coleções
Além de uma produção significativa sob o ponto de vista poético, o valor de um artista no cenário brasileiro, entre outras variantes, é dimensionado por sua fortuna crítica, a inserção em coleções privadas e em acervos de museus importantes do Brasil. A exposição “Ser Negro”, de Sérgio Adriano H, que abre hoje, na Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville, chama a atenção pelo empréstimo de colecionadores. Dário Zito e Orandi Spirandelli, ambos de São Paulo, cederam as obras “História do Brasil” (2020) e “Dicionário Ilustrado I” (2021). De Florianópolis, da coleção Catarina, do médico Ylmar Corrêa Neto, estão “Atlas do Brasil – Negros” (2021), “Na Escola de Jesus – Negros” (2018) e “História do Povo Brasileiro” (2020), todos objetos.

Correção
Notinha sobre a aula magna que o presidente do TJ-SC dará dia 24, no auditório da Celesc, em Florianópolis, dá direito a certificado por parte dos inscritos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo