Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lei que determina que estudantes paguem pelos danos causados na estrutura de escolas públicas deve ser sancionada

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Lei que determina que estudantes paguem pelos danos causados na estrutura de escolas públicas deve ser sancionada

Raul Sartori

Ótima lei
O governador Carlos Moisés deve sancionar, sem vetos, a que será uma ótima lei estadual, se for verdadeiramente cumprida. Determina que estudantes de escolas públicas que danificarem, de forma intencional, a estrutura, instalações, móveis, equipamentos ou qualquer outro objeto de unidade educacional, terão que arcar com todo o prejuízo. Mais que isso: deveriam também prestar serviços à comunidade, por determinação de juiz de paz.

É cultural
Foi arquivada a suposta manifestação nazista ocorrida em São Miguel do Oeste, durante ato que contou com a execução do Hino Nacional, há cerca de dois meses. Pelas investigações feitas, agora mais gente fica sabendo que o gesto, filmado, e que ganhou o mundo, ocorreu no momento em que o locutor pediu aos participantes que erguessem a mão ou tocassem o ombro de quem estivesse à sua frente como forma de “emanar energias”, o que seria comum, na região, em templos e juramentos. Parêntesis: quem tem acima de 50 anos ou mais deve lembrar dos tempos em que tocar com a mão (ou chegar bem perto)  o ombro de quem estivesse à frente era um ato de respeito cívico normal e natural nas homenagens semanais à bandeira,  quando se cantava o Hino Nacional nas escolas públicas. Como o civismo anda em baixa (exceto quando a Seleção joga), mistura-se tudo, lamentavelmente.

Ciumeira
Ao escolher a bela Praia Brava, em Itajaí, para passar uns dias de descanso no Brasil, e exibi-la nas redes sociais, a modelo Gisele Bündchen deixou um tanto decepcionados – enciumados, seria mais adequado –  os novos ricos, emergentes e similares de Balneário Camboriú, que gostariam de tê-la no seu “clube”, digamos assim.

Agilidade
Em menos de 60 dias o 1º Juizado Especial Civil da Comarca da Capital proferiu decisão envolvendo 35 ações contra a companhia aérea de Portugal, a TAP, pelo cancelamento, sem a devida cobertura, de voo internacional com dezenas de passageiros, todos de SC, que viajariam juntos para a Europa. Diante de tanta rapidez na Justiça estadual,  a voadora se prontificou a fazer os acertos o mais rápido possível.

Contas
Está com o deputado federal Carlos Chiodini (MDB-SC) a relatoria da prestação de contas do Executivo federal do ano de 2017, do governo Michel Temer. Seu relatório será analisado ainda esta semana pela Comissão Mista de Orçamento. Consta que o PT está muito interessado no conteúdo. Hum…

Homenagem
A sessão de encerramento do ano judiciário, segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça, foi marcada pela despedida do ministro Jorge Mussi, que anunciou sua aposentadoria no último dia 13, logo após completar 15 anos de exercício do cargo. Ao falar em nome dos demais colegas, o corregedor do Conselho Nacional de Justiça e ministro Luis Felipe Salomão, destacou que enquanto atuou no STJ, Mussi relatou mais de 200 julgamentos relevantes que asseguraram direitos básicos e fundamentais do cidadão, contribuindo para uma sociedade melhor.

Outra farra
Do boi? Nem pensar. A banda Farra do Bowie, de Floripa, usa o nome para criticar a prática e exaltar seu ídolo maior – David Bowie. Eles completam 10 anos nesta quarta-feira, no Bugio, bar no centro da Ilha de SC. Os caras misturam androginia, glam-punk e a clara influência do mestre. Na abertura, a banda Bizibeize e, o melhor: paga quem quer ou o que quiser pagar. A noite será a prévia do single Angel Dust, gravado há poucos dias.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo