Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Imagens de balada com centenas de pessoas em SC são de embrulhar o estômago

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Imagens de balada com centenas de pessoas em SC são de embrulhar o estômago

Raul Sartori

Deboche
De embrulhar o estômago ver as imagens, até em várias redes de TV estrangeiras, da alegre balada com centenas de pessoas no Café de La Musique, de Florianópolis, sexta-feira, com música, dança, muita bebida alcoólica e nenhuma máscara. Para nossa imagem internacional, já terrível, no momento em que o Brasil lidera o ranking de covid-19, nada pior, lamentavelmente. No mesmo dia havia apenas dois leitos de UTI para adultos disponíveis na rede de saúde da Capital. E até aquele dia 753 pessoas haviam morrido de covid na cidade.

Ato de coragem
Para honrar o juramento que fez, a consagrada modelo joinvilense Ana Cláudia Michels, que acaba de se formar em Medicina, encarou os desafios da profissão no pior momento: foi admitida como residente no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Além disso dá plantão em posto de saúde municipal da Zona Sul paulistana, lidando diretamente com pacientes portadores de covid-19. Belo exemplo.

Luto
A imprensa catarinense está de luto: no último final de semana, o covid-19 levou três profissionais: Savas Apóstolo, Ozias Alves e Nei Padilha. A Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista emitiu nota oficial de solidariedade aos familiares e amigos, ao mesmo tempo que fez um apelo às autoridades para que priorizem a vida e adotem medidas de combate ao coronavírus.

A ponte, ainda
A Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou as obras de restauração da ponte Hercílio Luz apontou indícios de crimes e atos de improbidade administrativa feitos por 26 pessoas físicas e jurídicas. Em votação, o relatório final, com 1.842 páginas, apresentado pelo deputado Bruno Souza (Novo) foi aprovado por unanimidade. Com base nele o Ministério Público de SC dará andamento às investigações e eventuais punições. A comemorar, por enquanto, o fim da famosa “indústria da ponte”, que fez alguns milionários nos 30 anos em que durou. Impunes até agora.

Na fila
Se a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) não for bem na Secretaria de Governo da Presidência da República, cuidando da articulação política do Palácio do Planalto, quem está em primeiro lugar na fila para sucedê-la é o senador Jorginho Mello (PL-SC). Só não foi na semana passada porque Bolsonaro tinha que acomodar outros interesses.

Leitura
Sob alegação que tal iniciativa é do Executivo, o governador Carlos Moises vetou projeto que obriga as bibliotecas públicas, incluindo as de escolas públicas de SC, a reservarem um espaço específico para os livros e obras de autores catarinenses. No Legislativo há um movimento pela sua derrubada. Mas, cá entre nós: precisa um projeto e uma lei para uma providencia tão óbvia?

Carros elétricos
Está aí uma providência que ainda não existe, legalmente, em SC. Na cidade de São Paulo, de agora em diante novos prédios tem que disponibilizar aos moradores sistemas de recarga para carros elétricos.

No ar
A voadora Azul está dando a boa nova: a companhia planeja operar voos para Correia Pinto, ao lado de Lages, a partir do segundo semestre deste ano, conectando a cidade catarinense com Campinas, onde fica seu principal centro de conexões no país. O início das operações em setembro vai depender da execução de obras na melhoria da infraestrutura aeroportuária.

Emprego inclusivo
Se em SC fosse cumprida a cota estipulada por lei federal para que pessoas com deficiência ocupem de 2% a 5% do quadro de empesas com 100 colaboradores ou mais, significaria a contratação de cerca de 40 mil pessoas. Em 2019 havia 22.275 postos de trabalho preenchidos e em 2020 houve retrocesso devido à pandemia. Há articulações em andamento para realização de uma campanha de divulgação e incentivo às empresas para contratação de pessoas com deficiência.

Grupo prioritário
Os Ministérios Público Federal (MPF) e de SC (MPSC) recomendaram à Comissão Intergestores Bipartite/Covid-19 que distribua e aplique vacinas em todos os membros das comunidades quilombolas do Estado, a partir de 18 anos, com a máxima urgência e em seus locais específicos de vida. Os quilombolas são grupos tidos como em situação de extrema vulnerabilidade e, portanto, de alto risco. Em SC há 19 comunidades.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo