X
X

Buscar

Governo do estado pretende acabar com eleições diretas para escolha de diretores das escolas

Indicação política O governo do estado prepara o momento certo para anunciar o fim das eleições diretas para diretor e principais cargos nas escolas públicas estaduais. Quem foi eleito por tal processo democrático, fica até dezembro desse ano. Depois retorna à velha, decrépita e condenável prática de indicação política. Nobreza Diante da baixaria da Câmara […]

Indicação política
O governo do estado prepara o momento certo para anunciar o fim das eleições diretas para diretor e principais cargos nas escolas públicas estaduais. Quem foi eleito por tal processo democrático, fica até dezembro desse ano. Depois retorna à velha, decrépita e condenável prática de indicação política.

Nobreza
Diante da baixaria da Câmara de Vereadores de Florianópolis, que negou, pela segunda vez, a concessão do título de cidadão honorário da cidade, a Assembleia Legislativa teve a nobreza de apoiar moção de aplauso ao cantor baiano Gilberto Gil, por iniciativa dos deputados estaduais Marquito (Psol) e Padre Pedro Baldissera (PT). Gil se apresenta domingo em grande show como parte das festividades alusivas aos 350 anos da capital catarinense.

Exemplo
O ator e ex-modelo Paulo Zulu, que é pescador e dono de uma concorrida pousada na deslumbrante praia de Guarda do Embaú, em Palhoça, dá o bom exemplo. Publicou em rede social que depois de um exame preventivo, diagnosticou pela segunda vez um câncer de bexiga. Fez a cirurgia e está muito bem.

Guerra
Mesmo depois do desatino de postar foto em rede social segurando uma arma, dentre outros detalhes, a deputada federal catarinense Júlia Zanatta (PL) está disposta à guerra: pediu apoio de correligionários da sigla para abertura de uma representação contra a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, no Conselho de Ética da Câmara, por ter afirmado que ela, Júlia, teve um “comportamento nazista” ao fazer a publicação. Exageros de parte a parte. Mas a paz faria bem às duas.

Endereço falso
O ex-doleiro Alberto Youssef continua o mesmo, apesar das condenações. À Justiça ele informou que mora em Itapoá, no norte de SC. No endereço dado há um casebre em ruínas, conferiram oficiais de justiça. Descobriu-se que no endereço verdadeiro está uma mansão, com todos os confortos possíveis, num ambiente de paraíso tropical.

Terrinha
Vinte e oito prefeitos de cidades de Portugal, além do embaixador do país no Brasil, Luís Ramos Faro, estão entre as 60 presenças portuguesas confirmadas em Florianópolis nos dias 28 e 29 deste mês, para participar da FINBrasil 2023, que tem foco na internacionalização de mão de obra e negócios brasileiros, com presença de representantes de 45 países. Portugal está interessando muito por ter regras mais flexíveis de imigração e oportunidades de negócio.

Risco
Não é só o aspecto concorrencial em si que faz os produtores de maçã de SC abominar a ideia do governo Lula de importar a fruta da China. O risco sanitário é imenso. SC é a única região do mundo sem a traça da maçã, uma das piores pragas da fruticultura. A região produtora catarinense é isenta de cerca de 40 doenças, dentre elas a mais grave de todas, a traça.

Cancelada
Continuam os cancelamentos da inqualificável MC Pipoquinha. Um dos últimos foi em Balneário Camboriú, onde se apresentaria dia 31, na casa de shows The Grand, que manifestou-se dizendo que não compactua com posicionamento da artista em relação aos professores, de quem debochou dos seus salários. Um ditado popular diz: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”.

Modelo
A Corregedoria Nacional do Ministério Público quer replicar para todo o país o Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (Neavit) do Ministério Público de SC, e o aplicativo da Polícia Militar (PMSC Cidadão), que congrega uma série de ferramentas, como um botão do pânico para vítimas de violência doméstica. São ações belíssimas nos seus propósitos e resultados, que poucos enxergam e valorizam.

Satisfação
A última pesquisa de satisfação feita no Judiciário estadual apontou um índice invejável: 79,99% dos magistrados e servidores aprovaram o clima organizacional, o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. Foi o maior índice de satisfação obtido desde que as pesquisas passaram a ser realizadas.

Desrespeito
O Tribunal de Contas do Estado fez levantamento para verificar se as empresas públicas e de economia mista do Estado e dos municípios tem em seu quadro de pessoal o número mínimo de empregados com necessidades especiais, conforme a legislação. Das sete que se enquadram na exigência legal, apenas o Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) está em situação regular. Lamentável.