FG Empreendimentos cresce 20 posições se destaca no ranking Melhores e Maiores de 2023
Construção Agora a maior construtora de SC, a FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú cresceu 20 posições no ranking nacional, conforme a 50ª edição do Prêmio Melhores e Maiores 2023. No ano passado ocupava 38ª posição e agora a 18ª. Itália em SC Um pleito de décadas e no Estado, que tem três quartos de sua […]
Construção
Agora a maior construtora de SC, a FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú cresceu 20 posições no ranking nacional, conforme a 50ª edição do Prêmio Melhores e Maiores 2023. No ano passado ocupava 38ª posição e agora a 18ª.
Itália em SC
Um pleito de décadas e no Estado, que tem três quartos de sua população (cerca e 4 milhões de pessoas) de descendência italiana, ganha contornos reais. Em comunicado à imprensa, feito segunda-feira, o Consulado Geral da Itália em Curitiba, com jurisdição sobre o Paraná e SC, anunciou oficialmente a decisão pela abertura de um “sportello consolare” (escritório de representação consular) em Florianópolis, para atender as demandas de todo o Estado. Aguarda-se agora o contrato de comodato de um espaço de aproximadamente 130 metros quadrados no Sapiens Park, no norte da Ilha de SC.
Padrinho
Duas vezes medalhista olímpico, Joaquim Cruz é presença confirmada na 6ª Meia Maratona Criciúma, neste domingo, 24. Cruz, que mora nos Estados Unidos, e é treinador da equipe norte-americana de atletismo e da seleção paralímpica, será o padrinho da prova. As inscrições já encerraram e a competição terá 1.500 atletas.
Novas leis
Já estão em vigor novas leis estaduais. Uma delas é a 18.686/2023, de iniciativa do deputado Mauro de Nadal (MDB), que estabelece como indeterminado o prazo de validade dos laudos médicos que atestam deficiência permanente. Até então, o documento precisava ser renovado anualmente. Um capricho da nossa burocracia.
Trilhos
Foi divulgada ontem a carta “Movimento Pró-Ferrovias”, resultante do Simpósio da Integração Logística do Sul, recém-encerrado em Chapecó. As maiores federações de SC a subscrevem patrocinando o estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental para demonstrar as condições da construção de um ramal da Nova Ferroeste de Cascavel (PR) a Chapecó, projeto que prevê a ligação de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no Paraná, com um ramal a Foz do Iguaçu (PR). O Rio Grande do Sul aderiu ao movimento para que o projeto tenha também uma extensão do ramal até Passo Fundo e portos gaúchos.
Honestidade
A pedido das coordenadorias regionais de Educação, o Governo do Estado prorrogou para até o dia 29 deste mês as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas. O concurso de desenhos é destinado para alunos do 1º ao 5º ano da rede estadual de ensino com o objetivo de promover a integridade, o respeito e a cidadania. Os vencedores vão ganhar tablet, miniatura da boneca Catarina, mascote e troféu. Neste ano, o tema é “Como posso promover a cultura do respeito em minha cidade?”
Mata Atlântica
Começou segunda-feira em SC a sexta edição da Operação Mata Atlântica em Pé, que busca combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas do bioma. Em 2022, iniciativa identificou 877 hectares de áreas de desmatamento ilegal no Estado, com autuações de R$ 4,3 milhões em multas. A operação estadual abrange a inspeção de 384 alertas de desflorestamento pela Polícia Militar Ambiental, identificados em cerca de 100 municípios.
Discriminação
Uma ação originária de Criciúma chegou esta semana ao Tribunal Superior do Trabalho, que condenou uma conhecida rede de supermercados a readmitir uma operadora de caixa que foi dispensa depois de diagnosticada por lúpus, doença inflamatória autoimune, que afeta pele, articulações, rins e cérebro, entre outros. O TST decidiu que a exemplo da esclerose múltipla, outro caso que julgou, quanto o lúpus, são doenças graves que geram estigma ou preconceito e, portanto, presume-se que a dispensa de pessoas com essas condições é discriminatória, a não ser que haja prova em contrário sobre os motivos da demissão.
Atuação ideológica
A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) está convencida de que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), tem atuação ideológica e de esquerda, com demonstrações públicas, segundo ela. Por isso, como integrante da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, encabeçou requerimento para promover uma audiência pública sobre o assunto nesta quinta-feira.
Casamento
Apesar de permitido desde 2011, por um entendimento do Supremo Tribunal Federal, começou-se a discutir, Câmara dos Deputados, um projeto de lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. Com tantos outros assuntos mais importantes…