Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Entrevista do governador Moisés à Folha de São Paulo repercute mal entre bolsonaristas

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Entrevista do governador Moisés à Folha de São Paulo repercute mal entre bolsonaristas

Raul Sartori

Desafinação
Na direção nacional do PSL foi visto como um desvio que precisa retomar o rumo, e o mais rápido possível, antes que caia na ribanceira, o teor de algumas respostas dadas em extensa entrevista do governador Carlos Moisés à “Folha de S. Paulo” semana passada. Antenas captaram ecos surdos para algumas ideias do governador que não estão na cartilha bolsonarista, como os acenos à pautas LGBT e indígena, a restrição ao uso de agrotóxicos e ao “pessoal da arminha”, como disse em relação ao grupo mais radical do entorno do capitão.

Placar
O jornal “O Estado de S. Paulo” montou um placar em relação à indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro à embaixada dos EUA. Dos 41 votos necessários no Senado, só tem 15 a favor até agora. Os senadores catarinenses Esperidião Amin e Jorginho Mello não quiserem responder ao jornal. Dário Berger se manifestou contra.

Voz do usuário
Leitor envia uma sugestão à futura Proposta de Emenda à Constituição de SC prevendo a adoção do modelo de autorização e não só de licitação para o transporte intermunicipal de passageiros, que se sabe é dominado por monopólios: que se façam consultas públicas com passageiros de ônibus antes de contratar ou renovar contratos com empresas. Seguramente, algumas serão reprovadas.

Exibicionismo
O meio campista Douglas, do Avaí, é um dos muitos jogadores de futebol que, se não são craques de bola, batem um bolão no quesito vaidade. Nos últimos jogos do seu time, aos irritados torcedores ele se preocupou muito mais em levantar o calção para mostrar as imensas tatuagens nas coxas do que engrenar com os colegas.

Atração inédita
Para quem gosta do gênero agendar-se: a célebre soprano romeno-americana Mariana Mihai, acompanhada por dois premiados músicos, vem de Nova York direta para Florianópolis, onde se apresenta dia 12 de setembro no Teatro Pedro Ivo. Dividirá o palco com o excepcional clarinetista americano Garrick Zoeter e o renomado pianista catarinense Guilherme Amaral.

Chapecoense
O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Congresso Nacional, Nelsinho Trad (PSD-MS), será recebido hoje pelo presidente Jair Bolsonaro para tratar da batalha por justiça da Associação das Famílias das Vítimas do Voo da Chapecoense. Participarão também da reunião os senadores Jorge Kajuru, Leila Barros e Romário. As famílias reclamam que, passados quase três anos da tragédia, as investigações na Colômbia e na Bolívia ainda são inconclusivas, fazendo com que nenhuma indenização seja paga na prática.

Antecedentes criminais
Pedido de vista do ministro Marco Aurélio suspendeu julgamento no Supremo Tribunal Federal de recurso do MP-SC, com repercussão geral reconhecida, no qual se discute se condenações anteriores cujas penas tenham sido cumpridas ou extintas há mais de cinco anos podem ser consideradas como maus antecedentes para fixação de pena-base em novo processo criminal. A maioria, até agora, é pelo não reconhecimento. O MP-SC sustenta no recurso que penas extintas há mais de cinco anos, ainda que não sirvam para fins de reincidência, podem ser valoradas como maus antecedentes e que a questão não envolve presunção de inocência.

Brasil irreal
Só no Brasil o poste faz xixi no cachorro. Em audiência no Congresso Nacional, Sergio Moro foi chamado de bandido. Agora, alega-se que não há credibilidade na delação premiada do ex-ministro Antônio Palocci. Mas o conteúdo hackeado das mensagens roubadas vale até para o Supremo Tribunal Federal (STF) usar em favor do interesse de bandidos.

Unilateral
Longe de, aqui, defender este ou aquele sobre malfeitos, mas não deixa de se lamentável que agora em SC haja um lei que proíbe a exploração de xisto sem que, em toda a discussão prévia, inclusive com audiências públicas, os empreendedores interessados na exploração tenham participado.

Bandeira azul
A promoção do turismo internacional para 2019/2020 por parte do governo catarinense, através da Santur, terá uma boa novidade: será focada no selo bandeira azul, que 14 praias de SC já tem.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo