Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Demora na apuração pelo TSE irrita presidentes de tribunais regionais eleitorais

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Demora na apuração pelo TSE irrita presidentes de tribunais regionais eleitorais

Raul Sartori

Indignação
Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil ficaram irritados com a demora para a divulgação dos resultados das eleições municipais de domingo, com atraso para a finalização, porque foram obrigados a enviar os dados ao Tribunal Superior Eleitoral, que estava encarregado de publicar os números de todos ao mesmo tempo. O TRE de SC, sempre um campeão nacional no quesito agilidade, não externou publicamente sua decepção, mas internamente sobraram críticas aos burocratas de Brasília. No sistema antigo, os estados primeiro totalizavam e divulgavam os dados e depois enviavam aos poucos os números ao TSE. Mas alguém achou que precisava haver “maior controle”.

Perdedor
Entre 13 candidatos a prefeito que tiveram votos pedidos pelo presidente Jair Bolsonaro, apenas dois passaram ao segundo turno: Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio, e Capitão Wagner (PROS), em Fortaleza. Em SC ele pediu votos para a candidata a prefeita de Criciúma, Júlia Zanatta (PL), que conseguiu apenas 7,3% dos votos válidos.

Salamandra
Demonizado em passado recente, o DEM renasce das cinzas com as retumbantes vitórias de Gean Loureiro em Florianópolis, Rafael Greca em Curitiba e Bruno Reis em Salvador.

Candidato
Com a tranquila vitória na reeleição em Tubarão, o prefeito Joares Ponticelli (PP) se torna, declaradamente, o primeiro pré-candidato a governador ou senador em 2022.

Luto
Uma lágrima para o ex-governador Henrique Córdova, 82 anos, político de São Joaquim que morreu domingo em Lages. Até poucos dias atrás premiava amigos em rede social com contos curtos e impressões diversas, não raro expressando seu desencanto com a política e os políticos de hoje. Dizer que foi um homem bom, em todos os sentidos, é o mínimo que se pode dizer desse honrado político catarinense.

Juarez Machado
Residindo em Paris, mas desde o início da pandemia recolhido numa fazendo no interior do Rio de Janeiro, o maior artista catarinense da atualidade, Juarez Machado, aproveitou o isolamento para criar uma série de 40 pequenas telas com seu retrato em diversas situações (hippie, soldado, judeu, mulher, super herói, índio e aviador, entre outras), com muito bom humor, que está encantando o público em exposição no Instituto Internacional que leva o nome do artista, em Joinville. Sempre inquieto, está também organizando amplo material iconográfico das fases de sua trajetória artística para a exposição comemorativa de seus 80 anos de idade, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, em maio de 2020, batizada “Juarez Machado: Volta ao Mundo em 80 Anos”.

Além do voto
Domingo, 15, além de eleição, foi o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A propósito, a Seguradora Líder, administradora do consórcio que gere o Seguro DPVAT, diz que pagou, somente entre janeiro e outubro deste ano, 27.839 indenizações para beneficiários de vítimas fatais, das quais 1.188 em SC. Quanto à faixa etária, o maior número de perdas, 40%, se deu justamente no grupo que está no auge da vida economicamente ativa: 25 a 44 anos.

Passe livre
Quem sabe, nas próximas eleições, já seja lei projeto do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) que institui o passe livre no transporte terrestre coletivo interestadual e semiurbano em datas de eleições. O objetivo é possibilitar ao cidadão que tenha seu domicílio eleitoral em lugar diverso ao de sua residência exercer o direito ao voto, sem comprometer parte da renda de seu sustento.

Multimarca
A Câmara dos Deputados está prestes a aprovar projeto que beneficia tanto os postos de combustíveis como os consumidores: cria a figura do posto multimarca, que poderá vender de várias distribuidoras diferentes ao mesmo tempo, bastando para isso agrupar as marcas por área dentro do seu espaço.

Causa animal
Como decorrência direta da lei estadual 14.064, sancionada em setembro, o município de Santo Amaro da Imperatriz se prepara para ser um dos primeiros de SC a implantar o Código de Proteção e Bem-Estar Animal, com a criação de uma Coordenadoria de Defesa dos Animais que, assim, forçará seu prefeito a liberar verbas para o controle populacional de cães e gatos. O Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC está ajudando muito nisso.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo