Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Com queda de Moisés, chega ao fim a “República de Tubarão” no comando do estado

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Com queda de Moisés, chega ao fim a “República de Tubarão” no comando do estado

Raul Sartori

Fim
Como chegou a ser chamada inicialmente, a República de Tubarão no comando do governo estadual, com Carlos Moisés, durou menos de dois anos, com o julgamento e a decisão de sexta-feira do Tribunal Especial do Impeachment.

A governadora
Os anais da história política de SC certamente registrarão a mensagem, em rede social, da agora governadora Daniela Reinehr, logo depois do resultado de sexta-feira: “Felizmente a justiça se sobrepôs a posicionamentos e questões políticas e minha inocência foi reconhecida, algo que sempre confiei que aconteceria. É momento de sensatez, equilíbrio e união, mas, sobretudo, de muito trabalho e empenho. Faço questão de registrar uma enorme e especial gratidão a todos os catarinenses, que se fizeram próximos e presentes de diferentes maneiras, e que com suas manifestações de apoio foram fundamentais para que eu não esmorecesse durante essa caminhada”. Boa sorte, governadora.

Nada como
Nada como uma eleição para o contribuinte ter uma folga. Quem conhece algum prefeito que tenha proposto, neste ano, aumentar o IPTU ou outras taxas municipais além do índice de inflação? Não parece magia?

Pelé
O senador Esperidião Amin (PP-SC) juntou-se a vários colegas nas homenagens, sexta-feira, ao ex-craque Pelé, que completou 80 anos na data. Publicou uma foto ao lado dele e escreveu: “Minhas felicitações aos 80 anos do rei do futebol, Pelé. Muita saúde e paz!”.

Desocupação
Conforme a pesquisa PNAD Covid, divulgada sexta-feira pelo IBGE, a taxa de desocupação em SC caiu de 8,2% em agosto para 7,8% em setembro. Com o resultado, o Estado mantém o menor percentual de desocupados do país. O estudo aponta ainda que no período a massa de trabalhadores sem alguma ocupação caiu de 305 mil para 290 mil. Ao mesmo tempo a informalidade cresceu. Passou de 691 mil trabalhadores em agosto para 696 mil em setembro.

Primeira concessão
O Ministério do Meio Ambiente diz que dos sete parques nacionais listados para concessão à iniciativa privada, o de Aparados da Serra e de Serra Geral, na fronteira entre SC e Rio Grande do Sul, é a que está mais avançada e o leilão pode ser realizado ainda neste ano.

Praga?
Este espaço não roga praga para ninguém e quanto ao assunto o que manifestou foi que se cumprisse a lei – o que aconteceu – ou seja, a Justiça Eleitoral indeferiu, como fez e vem fazendo com várias outras – a candidatura do ex-prefeito Ciro Roza para prefeito de Brusque, porque é condenado por improbidade administrativa, por ter tido as contas municipais de seu último ano de mandato, com parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pela rejeição. Também está na lista dos ficha-suja do Tribunal de Contas da União.

Juiz de paz
A simpática, saudosa e porque não dizer querida figura do juiz de paz, pode ser ressuscitada em SC. O Tribunal de Justiça do Estado estuda sua volta, e está definindo um processo administrativo prevendo critérios de remuneração, que pode ser por subsídio ou pelos atos praticados, e a forma da eleição popular – provavelmente coincidente com as eleições gerais, municipais ou estaduais, com mandato de quatro anos. Mas tem que passar pela aprovação do Legislativo.

Uma pedra
Por décadas, um grupelho de ecochatos impediu que se asfaltasse a sinuosa estrada do morro de Zimbros, ligando Porto Belo a Bombinhas. Certa vez um daqueles imbecis conseguiu impedir os entendimentos porque uma pedra se interpunha no caminho e a coitada tinha que ser dinamitada. Tanto tempo depois, eis que a obra finalmente parece que vai sair. Foi uma das últimas promessas de Carlos Moises como governador, feita quinta-feira. Autorizou a celebração de convenio de R$ 10 milhões.

Merecimento
Qualquer coisa que se faça para homenagear o extraordinário gestor cultural florianopolitano Darcy Brasiliano dos Santos será pouco, sempre. Tudo parece singelo diante da grandiosidade desse corajoso ilhéu de 96 anos que como presidente da Pró-Música de Florianópolis trouxe para SC, ao longo de décadas, grandes orquestras, instrumentistas, conjuntos de música erudita e companhias de dança, do Brasil e do exterior. Agora é tema do documentário “Pró-Música de Florianópolis e Darcy Brasiliano dos Santos – Construção coletiva de sentidos”, já disponível nas redes sociais da Rede Marketing Cultural. Quem quer visualizar ou baixar o arquivo pode usar o link http://redemarketingcultural.com.br/darcybrasiliano/.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo