Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan processam deputada de SC por uso de músicas em curso antifeminista

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Chico Buarque, Gilberto Gil e Djavan processam deputada de SC por uso de músicas em curso antifeminista

Raul Sartori

Deputada (1)
Chico Buarque, Gil, Djavan e as famílias de Augusto Boal (1931-2009) e Mario Lago (1911-2002) deram entrada com uma ação conjunta contra a deputada estadual catarinense explicitamente bolsonarista Ana Caroline Campagnolo, o Facebook e o Google. O motivo: sem autorização, ela usa músicas dos artistas num curso antifeminista, informa “O Globo”. Na ação, na 27ª Vara Cível do Rio de Janeiro, os autores pedem a remoção imediata dos materiais e uma indenização de R$ 50 mil para cada um.

Deputada (2)
A propósito: passou completamente despercebida nos últimos dias mais uma moção de repúdio aprovada na Assembleia Legislativa, da mesma deputada, à profanação ocorrida dia 5 durante celebração de missa, rito sagrado pelos católicos, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, em Curitiba. Ana é autora de projeto de lei que coíbe o vilipêndio de dogmas e crenças relativos à religião cristã sob forma de sátira, ridicularização ou menosprezo.

Febre de areia
A Prefeitura de Balneário Camboriú tem recebido verdadeiro assédio de prefeitos de dezenas de cidades do litoral, de norte a sul, incluindo capitais como Natal e João Pessoa. Todas interessadas em detalhes do “milagre” da ampliação da faixa de areia da praia central na Dubai tupiniquim. A maioria não esconde que, com mais areia, poderá atrair investidores e mais turistas. Mais dinheiro, no final das contas. Em BC, outro motivo é a espetacular valorização de 30% nos imóveis de frente para o mar, que chega a ser de 2,5% a 3% em média, por mês.

Escola pública
Catherine Tomaszewski, aluna da Escola Estadual Professor José Rodrigues Lopes, de Garopaba, teve a maior pontuação entre os estudantes egressos de escola pública e vai cursar Medicina na UFSC. Foi aprovada em 1° lugar nas cotas de escola pública. Pontos que foram essenciais: dedicação e completa atenção às aulas no último ano e a rede de apoio formada pela família e pelas amigas. Na escola dela, dos 15 inscritos para o concurso seis foram aprovados.

Competência
Luciane Ferrer, mãe da modelo e blogueira catarinense Mariane Ferrer, foi recebida pela procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem relatou as dificuldades na busca por justiça para a filha, que teria sido estuprada pelo empresário paulista André de Camargo Aranha, numa casa noturna da Ilha de SC em 2018. Ele foi inocentado, mas recurso aguarda julgamento no TJ-SC. Aras a orientou para que os advogados da família encaminhem a ele toda a documentação referente à memorável audiência em que foi humilhada pela defesa do réu, com a exibição de fotos em poses “ginecológicas”.

Vítima respeitada
Começa a funcionar amanhã no Ministério Público de SC o Núcleo Especial de Atendimento às Vítimas (Neavit), que tem como objetivo acolher pessoas atingidas pela criminalidade, orientá-las sobre seus direitos, direcioná-las a órgãos públicos parceiros e acompanhar o andamento dos casos. Magnífica iniciativa. Na nossa realidade há muita preocupação com a punição e a responsabilização do infrator, mas se olha muito pouco, ou pouco se faz, pela vítima que sofreu prejuízo com a decorrência do crime.

Nova vitória
Luciano Hang pontua diariamente no noticiário político. Na sexta-feira obteve mais uma vitória no Tribunal Superior Eleitoral, que negou recurso do PT, PSB e PV de Brusque em processo que pedia sua inelegibilidade por suposto abuso de poder econômico ao gravar vídeos de teor político no interior das megalojas Havan, de sua propriedade. O TSE reconheceu que não há nenhuma irregularidade no fato de o empresário manifestar sua opinião e expor seus pensamentos, o que está plenamente assegurado pela Constituição Federal.

Palanques divididos
O União Brasil, o rico novo partido brasileiro que sonha eleger o futuro presidente da República, nasce dividido em vários Estados, inclusive SC. Aqui sob comando do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, pré-candidato ao governo, busca uma aliança local com o Podemos, o que pode dar palanque a Moro. Já o deputado Fábio Schiochet, que assumiu a vice-presidência estadual em acordo com Loureiro, representa uma ala do PSL que ainda defende o apoio a Bolsonaro, caso o União Brasil não tenha presidenciável.

Bate-rebate
O Fla-Flu na política nacional recrudesce a cada dia, mas faz até rir. A mídia anti-Bolsonaro propagou que o presidente levou seus filhos em 18 das 26 viagens internacionais que fez em seu mandato. A resposta veio nas redes sociais do exército do capitão: em nenhuma das 24 viagens que Lula fez ele levou a esposa, Marisa Letícia; apenas a amante, Rosemary Noronha.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo