Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Carlos Moisés quer concorrer nas eleições de 2026, mas não para governador

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Carlos Moisés quer concorrer nas eleições de 2026, mas não para governador

Raul Sartori

Futuro de Moisés
O ex-governador Carlos Moisés sabe que tem um potencial enorme para permanecer na política catarinense, e no andar de cima. Como presidente do Republicanos em SC, seu planejamento político futuro tem 2026 como meta. Voltar a disputar o Executivo estadual ainda está em segundo plano; por enquanto e mais modestamente, se contenta se conseguir disputar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados.

Bastião bolsonarista 1
Com grande destaque, a “Folha de S. Paulo” chamou a atenção, segunda-feira, por reportagem dizendo que “”Santa Catarina vira principal bastião do bolsonarismo após derrota nacional”. Alguns leitores reagiram, como o paulistano Vinicius Chaves: “Com todo o respeito, sei que há lá pessoas dignas, honestas e trabalhadoras, mas está aí um dos lugares que só boto o pé se for obrigado. Por opção jamais”.

Bastião bolsonarista 2
Mário Garcia de Florianópolis, escreveu: “A par de ser um dos estados mais desenvolvidos do Brasil, opção de residência e vida de migrantes de todo país, abriga sim uma sociedade tradicionalmente conservadora que, como quase metade do eleitorado brasileiro, não esqueceu dos erros e malfeitos dos governos petistas. A pecha de que se trata de um abrigo de nazistas é, certamente, uma bobagem”. Duas opiniões que merecem reflexão.

Voz da Globo
Através do jornal “O Globo”, o ainda poderoso grupo de comunicação do Rio de Janeiro, expressou ontem, em editorial, que o avanço do projeto de lei das fake news “será um “avanço civilizatório”. Hum….

Guerra digital
Governo e oposição se preparam para a batalha digital que se travará na CPMI de 8 de Janeiro no Congresso. Não há ninguém de SC escalado na parte do governo, mas na oposição, sim, ainda numa espécie de suplência. São os senadores Jorge Seif (PL) e Esperidião Amin (PP), que estão no ranking dos 15 mais influentes nas redes sociais, conforme monitoramento da Genial/Quaest. Seif está em 10º e Amin em 12º. Na cabeça, Renan Calheiros (MDB-AL).

Privilégio
O Ministério Público e o TJ-SC não gostaram nem um pouco, e mandaram fazer apuração imediata, diante de informação de que o prefeito afastado de Tubarão, Joares Ponticelli, estaria recebendo visitas na cadeia de Criciúma, onde está preso. Querem a lista de quem esteve com ele.

Sumiço
O governo estadual, especialmente o dedicado pessoal da Saúde, não esconde a decepção: cerca de 30% das pessoas listadas e agendadas para fazer cirurgias eletivas, todas programadas, não aparecem nos hospitais e clínicas e não dão nenhuma satisfação ou explicação. Exceções à parte, não há como qualificar tão egoísta atitude, já que muitos deixaram de serem atendidos. Não há um regramento sobre como proceder sobre isso. Mas deveria, e urgente. Que tal empurrá-las para os confins da fila ou mesmo não mais atende-las? É o que merecem.

Cursos de Direito 1
Sem discordar nada sobre o tema, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, e seu vice, o catarinense Rafael Horn, defendem a interrupção, por cinco anos, da abertura de novos cursos de Direito em todo o território nacional, sob o argumento de que apenas 10% deles receberam o selo OAB Recomenda, concedido pela entidade às instituições de ensino consideradas de excelência. O dado configura a má qualidade do ensino jurídico e justifica o alto índice de reprovações no Exame de Ordem.

Cursos de Direito 2
O Brasil conta atualmente com cerca de 1,8 mil graduações e mais de 700 mil alunos matriculados, segundo levantamento da entidade. Em 1995 eram 235. Em SC são 89 e uma análise recente mostrou que apenas oito deles “atendem aos requisitos mínimos de qualidade”. Essa suposta baixa qualidade, sustenta a OAB-SC, se reflete na baixa taxa geral aprovação dos bacharéis em Direito no exame da Ordem, de apenas 15%.

Cursos de Direito 3
Os oito cursos recomendados pela OAB em SC são os da Unoesc/Chapecó, Faculdade Concórdia, UFSC, Centro Universitário FAI/Itapiranga, Univille/Joinville, Univali/São José, Unoesc/São Miguel do Oeste e Unisul/Tubarão.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo