Assembleia Legislativa rejeita projeto de lei que proibiria corridas de cães em SC
Corrida de cães Que fique claro: as corridas de cães continuam livres em SC, porque um projeto de lei para proibi-las foi rejeitado por ampla maioria (17 a 3) na semana passada. Lamentável. Não basta a famigerada farra do boi para tanto macular a imagem catarinense Brasil afora? Porque não um festival ou concurso de […]
Corrida de cães
Que fique claro: as corridas de cães continuam livres em SC, porque um projeto de lei para proibi-las foi rejeitado por ampla maioria (17 a 3) na semana passada. Lamentável. Não basta a famigerada farra do boi para tanto macular a imagem catarinense Brasil afora? Porque não um festival ou concurso de raças caninas?
Unanimidade
Os três senadores de SC (Jorginho Mello, Dário Berger e Esperidião Amin) votaram contra o projeto da minirreforma trabalhista, reprovado no Senado. Pudera. Continha alguns absurdos. Entre eles a dispensa de alguns direitos dos trabalhadores contratados, como férias, 13° salário e FGTS.
Pela cultura
O governador Carlos Moisés e a direção da Fundação Catarinense de Cultura, anunciarão amanhã a data de abertura do Edital Aldir Blanc SC 2021, certame viabilizado pela Lei Aldir Blanc de Incentivo à Cultura, da Câmara dos Deputados, que teve apoio da bancada catarinense. O repasse dos recursos pelo Governo Federal atenderá o setor cultural do Estado e dos municípios, que foram diretamente impactados pela pandemia. Serão R$ 26 milhões a projetos e ações culturais.
Jeitinho
Numa ação combinada mas que fica nos bastidores, governadores estão fazendo imenso lobby no Congresso Nacional para aprovar projeto que tira deles e dos municípios qualquer responsabilização – ou consequência jurídica decorrente – pela não aplicação do mínimo de 25% na educação durante a pandemia da covid-19.
Intocável
Não vai demorar para o ministro “supremo” Alexandre de Morais registrar queixa e mandar prender até aqueles que ousam pensar algo ruim dele, sem precisar emitir uma palavra. Foi notícia no final de semana algo inacreditável: alvo de ofensas de alguns homens já em alto estado etílico em um bar, ele ficou sabendo por seguranças e registrou queixa. Socorro!
Fronteiras
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados rejeitou projeto que prevê quatro faixas de fronteira para os Estados brasileiros, que hoje é única e de 150 km de largura para todo o País. A proposta mantém os 150 km de largura no Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Roraima; reduz para 50 km em Rondônia; para 20 km em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; e para 10 km de largura no Rio Grande do Sul, SC e Paraná.
A boa erva
Estudo da UFSC valoriza ainda mais nossa erva-mate. Avaliou que o efeito da infusão das folhas da planta pode reduzir, em poucas horas, a absorção de ferro em portadores de hemocromatose hereditária, uma doença genética caracterizada pelo acúmulo excessivo de ferro e que pode levar ao comprometimento de órgãos e sistemas. O próximo passo da pesquisa é avaliar os efeitos da infusão para o tratamento da doença em longo prazo.
Homenagem
Agora com cerca de 1.500 sócios – a metade do que tinha antes da pandemia – o Joinville Esporte Clube (JEC) decidiu fazer uma homenagem surpresa por tanta fidelidade. Cada um recebeu de presente uma camisa do clube com seu nome estampado. Houve quem chorasse de emoção.
Discriminação
A Assembleia Legislativa de SC está prestes a mandar às calendas a ideia de se exigir atestado médico das famílias ou responsáveis por alunos da rede pública de educação básica que adotam o vegetarismo ou veganismo. Teriam que provar que se alimentam bem, é isso? Porcarias industrializadas e ultraprocessadas podem ser aceitas livremente? Sim, que vá às calendas.
Evasão escolar
Uma audiência pública, dia 13, na Assembleia Legislativa, tentará traçar um diagnóstico e propor ações que possam neutralizar a histórica evasão escolar provocada pela pandemia na rede pública de ensino em SC. Só neste ano atinge 18 mil estudantes.
Personalidade
O maquiador e influencer (3 milhões de seguidores no Instagram) uruguaio Agustin Fernandez, que iniciou sua vida no Brasil por Florianópolis, em 2011, onde chegou de ônibus e quase sem dinheiro algum, virou uma personalidade nacional. Uma festa de aniversário, dia desses, pelos seus 30 anos, em São Paulo, juntou a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a ministra da Família, Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves, o ministro do Turismo, Gilson Machado, e a médica imunologista Nise Yamaguchi, que defende o uso de cloroquina no tratamento precoce da Covid-19.