Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Alesc pede que prefeitos informem quanto receberam e em que gastaram os recursos do Plano 1000

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Alesc pede que prefeitos informem quanto receberam e em que gastaram os recursos do Plano 1000

Raul Sartori

Plano 100
A Assembleia Legislativa mandou um requerimento para todos os 295 prefeitos exigindo que respondam, em 48 horas, quanto receberam do Plano 1000, do governo Carlos Moisés, quanto gastaram e que obras foram iniciadas ou ainda sem previsão e conclusão. Perguntar não ofende: o Tribunal de Contas, ou mesmo o Executivo e sua Controladoria-Geral não poderiam fazer isso, e melhor?

Valorização imobiliária 1
Lauro Jardim, de “O Globo”, publicou ontem que a cidade catarinense de São José, na região metropolitana de Florianópolis, foi a que registrou a maior valorização no mercado imobiliário do Brasil em abril. O preço de venda de imóveis residenciais no município aumentou em 2,07% no mês, variação superior às identificadas em Belo Horizonte (0,86%), São Paulo (0,44%) e Rio de Janeiro (0,22%) somadas.

Valorização imobiliária 2
Na vice liderança, aparecem São Leopoldo (RS), com alta de 1,93%, seguido por Balneário Camboriú (SC), onde a variação positiva foi de 1,66%. Itapema comparece em 4º (+1,64%); Itajaí em 8º (+1,3%), e Blumenau em 10º (+1,25%).

Patrimônios culturais
Estão quase prontos para votação e devem virar lei dois projetos que aumentam a lista de patrimônios culturais imateriais de SC: são a Orquestra Sinfônica de Lages e a Marcha Para Jesus.

Urgência
A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para seis projetos, anteontem. Um de SC, do deputado Pedro Uczai (PT-SC), que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. Boa lembrança.

Entraves…
Para a empresa vencedora da concorrência visando instalar uma grande marina junto à avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, foram relacionados, de cara, pelos ecochatos de bar e passeata, todos servidores públicos, 77 recomendações, algumas de provocar gargalhadas.

…e mais entraves
Daí não surpreender o imenso poder de uma tardia nota técnica de uma das trocentas ONGs instaladas no campus da UFSC, que provocou mais uma suspensão das obras da nova ponte da Lagoa da Conceição, apesar dos vários licenciamentos providenciados. Agora a alegação é que há risco delas gerarem um “novo colapso sistêmico, com perda de balneabilidade e mortalidade de animais e plantas”. Sobram vaidades e egos; falta bom senso.

Respeito aos animais
Aguarda sanção do governador Jorginho Mello projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), que torna mais rígida a aplicação de penalidades no caso de maus tratos a animais. Nem havendo morte, por exemplo, os agressores identificados, além das incriminações penais e criminais, terão que, obrigatoriamente, ressarcir as despesas veterinárias.

Pertinho
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNOC), formado pelos ministérios públicos estaduais, realizou ontem uma megaoperação em 13 Estados para combater organizações criminosas que atuam em presídios. Finalmente, uma exceção: SC não esteve no alvo desta vez, mas chegou perto, com o Paraná.

Sumiço
O Supremo Tribunal Federal decidiu agora que os municípios têm legitimidade para aprovar leis que proíbam a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido. Nova Trento, no Vale do Tijucas, já teve em tal indústria uma das principais bases de sua economia., com muitas fábricas. A última fechou há cerca de cinco anos.

Rota
O setor de gastronomia catarinense contou com um evento que atraiu empreendedores do segmento em Garopaba, na última segunda-feira. O programa Rota do Empreendedorismo foi uma parceria da Abrasel SC, com a Associação Empresarial de Garopaba (ACIB) e a Coca-Cola, reunindo empresários que discutiram os temas mais relevantes para o setor na região. Foram palestras nas áreas de finanças, recursos humanos e marketing.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo