O Emmy é uma premiação muito específica e interessante. Específica porque ela é focada exclusivamente em programas de televisão, em seus aspectos mais variados. E interessante porque seus indicados e ganhadores sempre trazem recomendações fundamentais para as nossas cestinhas pessoais de próximas séries ou telefilmes para assistir. Ou para confirmar que estamos “assistindo certo”.
Outra coisa que traz mais holofotes para o Emmy é que ele acontece antes da temporada de premiações: teremos sua cerimônia em setembro. As indicações foram reveladas semana passada. E temos muito pelo que torcer…
Claro que algumas categorias chamam mais a atenção. Impossível não correr logo atrás dos indicados para melhor série em drama e em comédia e seus devidos elencos. Este ano, o drama está especialmente saboroso.
Veja só, estão indicadas a melhor série dramática: Stranger Things, Game of Thrones, The Crown , The Handmaid’s Tale , This Is Us , Westworld e The Americans. Ou seja, alguns dos maiores sucessos do período. Duro saber para quem torcer.
The Handmaid’s Tale, que levou ao todo 20 indicações, brilhou especialmente na categoria de atriz coadjuvante em série dramática. Das sete indicadas, três são do elenco da série. Com destaque para Yvonne Strahovski, que interpreta Serena Joy, uma vilã complexa, que causa amores e ódios entre o público. Samira Wiley, a Moira, que está na foto aí acima, junto com Ryan Eggold (de The Blacklist), concorre em outra categoria, a de atrizes convidadas em série dramática. Mais uma chance de prêmio para a série…
Entre as atrizes indicadas por papeis principais nesta categoria, é difícil escolher para quem torcer. Tem desde Claire Foy, de The Crown, até Tatiana Maslany, de Orphan Black. Passando, é claro, por Elisabeth Moss, a protagonista de The Handmaid’s Tale. Que promete ser um dos destaques da noite. Ou será que Game of Thrones, com 22 indicações, vai mostrar que ainda é a dona de todos os prêmios?
As séries cômicas indicadas são Atlanta, Black-ish, Silicon Valley, Unbreakable Kimmy Schmidt, The Marvelous Mrs. Maisel, Curb Your Enthusiasm, GLOW e Barry. Uma mistura de novatas e veteranas, nem todas muito populares cá entre nós. Pessoalmente, vou torcer para que Mrs. Maisel, que foi extremamente bem no Golden Globe lá no comecinho do ano.
A imensa vantagem da indicação ao Emmy é o reforço para que séries e demais programas não sejam cancelados. Daí que fica fácil aplaudir os indicados a categorias “menores”, como a dos realities shows de competição. Nela concorrem The Amazing Race, American Ninja Warrior, Project Runway, RuPaul’s Drag Race, Top Chef e The Voice. RuPaul também concorre como melhor apresentador de reality, assim como Heidi Klum & Tim Gunn, Ellen Degeneres e… Jane Lynch!
Outro reality queridinho da temporada, o reboot de Queer Eye pela Netflix, concorre na categoria de realities estruturados e foi também indicado em outras três categorias técnicas. O resultado veio antes da abertura dos envelopes: já foi anunciada a sua renovação para a terceira temporada.
O Emmy tradicionalmente traz entre seus indicados grandes nomes do cinema. Neste ano, teremos, salpicados em várias categorias, Antonio Banderas, Laura Dern, Penelope Cruz, Jeff Daniels, Jessica Biel e até Ricky Martin e John Legend.
Ou seja… save the date desde já!