X
X

Buscar

Psicólogo de Blumenau acusado de usar hipnose para abusar de paciente tem registro cassado

Caso está na justiça desde 2019

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) manteve a decisão do Conselho Regional de cassar o registro profissional do psicólogo blumenauense José Machado. O psicanalista é acusado de abusar sexualmente de uma paciente.

As denúncias foram registradas em 2019, quando a jovem tentou cometer suicídio e acabou sendo hospitalizada. Durante a internação, acabou narrando o tratamento com o “dr Jota”, como ele é conhecido.

Utilização de hipnose

Nas sessões, ele usaria de hipnose para abusar da vítima. Ele também teria ministrado medicamentos psiquiátricos a ela, conduta vetada para psicólogos. José Machado também é conhecido por ser palestrante e autor.

“Valendo-se da confiança e do vínculo, construídos na relação terapêutica, ele abusou sexualmente, cometeu violência psicológica, expôs e explorou o trabalho de uma pessoa que buscou seu suporte diante de um quadro de sofrimento psíquico. Além disso, fez prescrição de medicação para ela, não tendo formação para isso. Seus abusos e negligência concorreram, sem dúvidas, para que a [vítima] realizasse tentativas de suicídio, o que demonstra a gravidade dos fatos”, registrou a decisão da conselheira relatora Clarissa Paranhos Guedes.

“Mesmo depois das denúncias e condenação junto ao CRP-SC ele manteve consultório aberto e convenceu clientes a lhe defender nas audiências. O Conselho Regional de Psicologia demorou demais para concluir o procedimento”, relata a advogada da vítima, Rosane Martins.

Além da denúncia no Conselho, ela também registrou o caso na esfera criminal e civil, para que a jovem receba reparação dos danos morais. A defensora pede que, caso José Machado continue a atender, a conduta seja denunciada.

Leia também:

1. Após desviar e vender mercadoria de malharia, homem que foi contratado para revisar estoque é condenado em Brusque
2. Homem é preso por furtar combustível de prefeitura no Norte de Santa Catarina
3. Justiça mantém condenação de grupo que cobrava dívidas de empresários com violência em Brusque
4. Mulher será indenizada após funerária cortar cabelo da filha para o velório no Vale do Itajaí
5. VÍDEO – Homens que furtaram hidrômetros do Samae são presos em Brusque


Veja agora mesmo!

Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: