Proprietária do Casarão Maluche explica motivo da demolição de parte do imóvel

Proprietária do Casarão Maluche explica motivo da demolição de parte do imóvel

“Demoli por necessidade”, justifica Jussara Renaux, herdeira do imóvel

Por Beatriz Coan e Thiago Facchini

Jussara Renaux herdou o Casarão Maluche do pai. Quando recebeu o imóvel, precisou fazer uma reforma devido ao estado da estrutura, que acumulou cupim. Ela, então, trocou algumas madeiras do casarão. Parte do imóvel histórico localizado no bairro Jardim Maluche foi demolido na quinta-feira, 17.

A casa foi alugada para a Prefeitura de Brusque, que deixou o local após inspeção da Defesa Civil. Lá, funcionou o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD). Jussara diz, entretanto, que nunca foi realizado tratamento de cupim durante este período.

“Chamei um senhor de Itajaí que fazia tratamento de cupim. Ele foi lá e disse que, como estava, não tinha mais condições. A casa não tinha ferro e era construída com tijolo, barro e madeira. Ficou em um estado irrecuperável”, diz Jussara.

Ela comenta que um histórico da casa chegou a ser feito, com detalhes das pessoas que moraram, etapas de construção e um levantamento da história do imóvel. A proprietária lamentou que os problemas na estrutura resultaram na demolição.

“Demoli por necessidade. Foi muito triste para minha família. Eu morei lá durante minha juventude. Meus avós moraram lá, assim como meus pais, mas a casa estava desmoronando. Eu não tinha mais coragem de entrar lá”, lamenta.

Jussara comenta que, até o momento, não há nada previsto para nova construção no terreno em que estava localizado o Casarão Maluche.

Sobre o casarão

Conforme as imagens, o lado que foi desmanchado é da edificação mais antiga, construída em 1880. Já a área que ficou mantida foi uma ampliação feita na década de 1930.

Segundo a professora Jaqueline Kühn, a construção foi sede da Fazenda Maluche, que, nos anos 50, foi loteada e deu origem ao bairro. Os primeiros moradores foram Maria e Augusto Maluche, que dão nome ao casarão.

Arquivo pessoal

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube