Prolongamento da Beira Rio: construção de ponte sobre o ribeirão São Pedro avança

Obra da margem esquerda está dentro do cronograma, segundo a prefeitura

Obra da margem esquerda está dentro do cronograma, segundo a prefeitura

A construção da ponte sobre o ribeirão São Pedro avança e deve ser terminada ainda neste ano, conforme a Prefeitura de Brusque. A obra faz parte do prolongamento da avenida Beira Rio, margem esquerda. O custo da estrutura é de R$ 1,5 milhão, segundo informado pelo município em abril.

A ponte é uma continuidade da avenida, portanto, ela não atravessa o rio Itajaí-Mirim. A estrutura passa por cima do ribeirão no ponto em que ele se junta ao rio principal.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, diz que a obra avança dentro do esperado. Já foram colocados seis blocos de apoio às vigas pré-moldadas, dos oito que são necessários.

A próxima etapa é a montagem da ponte. Ari Vequi afirma que a expectativa da prefeitura é conseguir deixar a ponte quase pronta ainda neste ano. “Acredito que no início de janeiro ou no fim do ano esteja finalizado”.

Desapropriações

Ari Vequi diz que o trecho entre as pontes do Trabalhador e Santos Dumont está mais livre no que refere às residências. Na semana passada, a prefeitura chegou a um acordo com a última casa que precisava ser desapropriada.

O vice explica que a área ainda não está totalmente liberada porque a partir de agora o BRDE – financiador da obra – tem 45 dias para o pagamento à família e depois tem mais um prazo para que os moradores se mudem.

Agora, faltam as desapropriações dos terrenos. Elas são consideradas mais fáceis porque, mesmo sem acordo, a prefeitura pode continuar o trabalho, mediante depósito judicial.

Calendário

“A obra está dentro daquilo que a gente tinha programado, claro que tem a questão do clima”, declara o vice-prefeito.

A prefeitura ainda trabalha com o calendário de que em janeiro a ponte Mário Olinger, nas proximidades dos bombeiros, será interditada para o seu prolongamento.

Obra

Considerada a maior obra individual de mobilidade urbana do município, a via está orçada em mais de R$ 25 milhões e terá 4 quilômetros, entre a ponte dos Bombeiros e a do Trabalhador.

A obra contempla drenagem, pavimentação, passeio público, ciclofaixas e baias para transporte público e sinalização. Também estão previstos enrocamentos, construção de muros e terraplanagens.