Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto que prevê sanções para agentes públicos que obriguem o uso de vacinas será analisado na Alesc

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Projeto que prevê sanções para agentes públicos que obriguem o uso de vacinas será analisado na Alesc

Raul Sartori

Negacionismo
Está para ser analisado em plenário na Assembleia Legislativa um projeto negacionista, do deputado Jessé Lopes (PL). Prevê responsabilização administrativa de servidores públicos por ações que obriguem as pessoas a utilizarem ou aplicarem vacinas e medicamentos. Quer dizer, quem se negar, que morra por sua conta. É isso? Também responsabiliza o Estado ou município, de forma solidária, por eventuais efeitos colaterais decorrentes da aplicação de substância no organismo dos indivíduos. Entre as penalidades previstas estão o pagamento de indenizações, pensões e tratamentos médicos, individuais ou coletivos. Sem comentários.

Na conta
Caciques bolsonaristas contabilizam 28 votos considerados certos para a candidatura do senador eleito Rogério Marinho para a presidência do Senado, em eleição que acontecerá em janeiro, na disputa contra o teatral e ensaboado Rodrigo Pacheco. Naqueles estão os votos dos catarinenses Jorge Seif Junior (PL) e Ivete da Silveira (MDB). Já que então estará no governo de SC, o atual senador Jorginho Mello (PL) promete “trabalhar” por Marinho.

História
O futebol mundial marca um capítulo hoje, com um toque catarinense. Pela primeira vez um trio feminino arbitrará um jogo da Copa do Mundo, no jogo entre Costa Rica e Alemanha. Estará lá a catarinense Neuza Back, bandeirinha que junto com a mexicana Karen Diaz auxiliará a francesa Stéphanie Frappart, a árbitra principal. Boa sorte a elas.

Apreensão
A indústria náutica de SC, que já e líder no Brasil, está vendo altas marés com as seguidas ameaças do novo governo, de Lula, que sinaliza pôr fim a alguns benefícios concedidos por Bolsonaro, em especial para jet skis e veleiros, produtos de luxo. A ordem no segmento é aguardar os fatos.

Jornalismo desonesto
Jornalismo desonesto é isso. O desemprego cai para 8,3% em outubro, menor patamar para o período desde 2014. A renda até voltou a subir. Mesmo assim boa parte da rancorosa e negativa grande mídia preferiu destacar a desaceleração do emprego e a diminuição dos salários nas contratações em outubro. Deu espaço a “analistas” para sinalizar que há um “freio na economia”.

Clube de colecionadores
Com um encontro no Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis, será inaugurado hoje o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros, o primeiro de SC, que deve se reunir a cada dois meses para debater temas relativos ao colecionismo contemporâneo. A iniciativa integra o plano educativo da instituição instalada no bairro Coqueiros e começa com a ação Instituto Conversa, cujo convidado, Ylmar Corrêa Neto, colecionador, pesquisador de arte, médico e professor, falará sobre “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros”. Quer atrair pessoas envolvidas com coleções de arte interessadas em reflexões coletivas.

Triste memória
O senador Esperidião Amin (PP-SC) registrou em pronunciamento na tribuna os seis anos do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas da equipe de futebol da Chapecoense. Ressaltou os vários esforços institucionais para ajudar os familiares das vítimas. Dentre eles, a criação da CPI da Chapecoense. Lamentou terem sido cometidas falhas, do ponto de vista institucional, nas indenizações aos familiares.

O horror! O horror!
O que está acontecendo com os catarinenses? Não passa um dia sequer sem que o Brasil e até o mundo tome conhecimento de algo que compromete a imagem que temos. A triste notícia das últimas horas é de um laudo confirmando a morte de um bebê com 24 facadas, em Tubarão.

ICMS educacional
O grupo de trabalho da educação do gabinete de transição do futuro governo federal tomou conhecimento de projetos catarinenses na área. Dentre eles, o ICMS educacional, que aperfeiçoa a forma de repasse do tributo, de modo a premiar os municípios que apresentam melhoras em seus índices educacionais.

Vale tudo
O juizado especial criminal de Florianópolis condenou um apenado que tentou reingressar na Penitenciária da Capital com um celular escondido. O lugar onde o objeto proibido foi localizado chamou a atenção dos policiais penais: dentro da prótese utilizada na perna esquerda, detectado por scanner.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo