Projeto que institui hortas nas escolas é aprovado pelos vereadores, em São João Batista

Em primeira votação e discussão, projeto foi aprovado por unanimidade, na segunda-feira

O projeto de lei que institui a criação de hortas nas escolas que integram a rede municipal de ensino de São João Batista foi aprovado por unanimidade na primeira votação e discussão, na Câmara de Vereadores, na sessão desta segunda-feira, 17.

De autoria do presidente Éder Vargas (MDB), o projeto surgiu em parceria com as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que buscam dentro da campanha Preciso Viver 2019 trabalhar a alimentação saudável da população.

Veja também:
26ª Fenajeep proporciona aventura em família; confira programação e preços

Solo mole impede continuidade do PAC Nova Brasília na rua Joaquim Zucco

Projeto Guarda Anjo ajuda mães carentes da região com doação de enxoval para bebês

Segundo o documento, as hortas ficarão a cargo dos professores, que incentivarão os alunos a plantarem os alimentos para, no futuro, colherem e incluírem nas refeições diárias da escola. “É uma maneira de incentivar as crianças desde pequenas aos hábitos saudáveis e terem contato direto com aquilo que comerão”, destaca Vargas.

Na próxima semana, o projeto volta a ser lido na Câmara para nova votação, e assim, se aprovado novamente, encaminhado ao Executivo para sanção do prefeito.

Carteira de Identificação do Autista
Os vereadores aprovaram também, em primeira votação e discussão, o projeto de lei que institui a Carteira de Identificação do Autista (CIA), no município. O projeto do vereador Fábio Norberto Sturmer (PP) teve contribuição da vereadora Rúbia Tamanini (PSD).

A proposta é que o documento, que terá validade de três anos, seja confeccionado pela Secretaria de Saúde, após preenchimento da ficha de requerimentos por um responsável pelo autista, a partir de laudos médicos que comprovem a doença.

Nova quadra esportiva
O vereador Juliano Peixer (Patriota) teve o requerimento aprovado por unanimidade também durante a sessão de segunda-feira, 17. No documento, que deverá ser entregue para o secretário de estado da Educação, Natalino Uggioni, o vereador solicita que seja construída uma nova quadra de esporte na Escola de Educação Básica de São João Batista.

Esta escola, segundo Peixer, atende mais de 1,8 mil estudantes, sendo a maior unidade que oferece Ensino Médio no município. “Estive visitando a escola e percebi que aquela quadra de esporte não consegue mais atender aos alunos. Já está pequena e não possui até mesmo arquibancadas”, diz.

Nas próximas semanas, o vereador deve ir até Florianópolis para entregar o ofício nas mãos do secretário.

Veja também:
MP-SC ajuíza ação para obrigar prefeitura a dar credenciais de estacionamento para autistas

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Moradora de Blumenau comemora cem anos de vida em festa com a família

Aipim na Cesta Básica
Durante uso da tribuna, o vereador Juliano Peixer afirmou que pedirá uma reunião com o secretário de estado da Fazenda, Paulo Eli, para que o aipim volte para a cesta básica, em Santa Catarina.

Ele lembra que o município de São João Batista possui diversos produtores do alimento, que precisam de um auxílio para se manterem nos mercados.

“Falou-se tanto em diversificar a economia. Temos essa oportunidade no município, por meio desse ramo. Se o aipim volta para a cesta básica, o valor dele barateia e aumenta o consumo. É uma maneira de fomentar ainda mais a nossa economia”, diz.