Projeto de revitalização da praça Barão de Schneeburg será readequado para preservar árvores
Pedido partiu do Rotary Club de Brusque, que plantou o Pau-Brasil existente no local
O Departamento Geral de Infraestrutura (DGI) vai fazer a readequação do projeto de revitalização da praça Barão de Schneeburg. O motivo é a preservação de algumas árvores plantadas no local há anos.
De acordo com a diretora do DGI, Andrea Volkmann, foi feita a sobreposição do projeto atual com as árvores. Com isso, será possível a preservação do Pau-Brasil, do Flamboyant e da Pata de Vaca existentes no local.
A readequação do projeto será feita após a prefeitura receber alguns questionamentos, principalmente do Rotary Club de Brusque, entidade responsável por plantar o Pau-Brasil na praça.
De acordo com a presidente do Rotary de Brusque, Maria Aparecida Frainer, logo que soube do projeto de revitalização da praça, a entidade procurou a prefeitura para manifestar preocupação sobre a retirada, principalmente, do Pau-Brasil.
Maria explica que a árvore símbolo do país foi plantada na praça no dia 23 de fevereiro de 1980, quando Ellemar Bechert era o presidente da entidade brusquense.
“O Rotary é uma instituição internacional e uma vez por ano, temos a obrigação de plantar uma árvore na cidade. É uma campanha mundial. A árvore na época foi plantada com a autorização do prefeito e temos até um marco com indicação do Rotary junto com a árvore”.
A presidente da entidade diz que foi prontamente atendida pela prefeitura e que a árvore será preservada. “É uma árvore em extinção, plantada por essa iniciativa mundial, por isso nós reivindicamos e fomos atendidos”.
Andrea, do DGI, diz que algumas árvores que já estão mortas serão retiradas da praça. Outras árvores também serão plantadas em outros locais.
Obras
Andrea diz que nesta semana segue a colocação dos tapumes em volta da praça e a topografia já está fazendo o levantamento para a drenagem. “A partir do momento que faz a retirada já dá para iniciar a colocação do novo piso”.
A diretora do DGI afirma que a prefeitura estuda ainda a implantação de um outdoor com o projeto da praça para que a população perceba as mudanças que vão acontecer no local.