Projeto cultiva a conexão dos estudantes com a natureza e a sustentabilidade nas escolas de Brusque

As quatro escolas de campo de Brusque foram as propulsoras do Projeto Nossa Escola, Nosso Lar, que já está consolidado na rede municipal de ensino.

Com horta escolar, plantio de árvores frutíferas, construção de composteira, jardinagem, orquidário e criação de pequenos animais, os alunos participam de perto do projeto de sustentabilidade e preservação ambiental.

“As escolas de campo foram uma referência para essa ação, mas as escolas urbanas também já estão participando do projeto. Estamos com várias unidades, seja educação infantil ou fundamental, com a colheita de vários itens da alimentação escolar, como legumes, frutas, folhosos. Alimentação escolar é uma preocupação grande, exige um grande investimento”, destaca a secretária de Educação, Eliani Buemo.

No ano de 2022 o investimento em alimentação escolar superou R$6 milhões, com recursos públicos do próprio município.

“Recebemos R$ 1,8 milhão do governo federal, porém, o resto do investimento é com o recursos próprios do município. Os hortifrútis são entregues nas unidades, mas algumas folhosas são colhidas das hortas, frutas, hortaliças são colhidas nas próprias unidades. Dessa forma os alunos aprendem a importância de uma alimentação saudável além de, conhecer todo o processo de colheita”, finaliza a secretária.

Veja fotos

Assista agora mesmo!

Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: