Programa de pré-incubação de ideias inovadoras da Fapesc está com inscrições abertas em Brusque

Projeto vai entregar R$ 20 mil para o melhor projeto de cada pitch regional

Projeto vai entregar R$ 20 mil para o melhor projeto de cada pitch regional

O Programa Nascer de pré-incubação de ideias inovadoras para a Rede Catarinense de Centros de Inovação está com inscrições para sua terceira edição. Ele é desenvolvido em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e o Sebrae em 21 cidades, de forma híbrida, incluindo Brusque, e outras duas na modalidade on-line. Esta é a terceira edição do projeto.

Com duração de seis meses, o programa será realizado de forma híbrida, com parte presencial e parte de palestras virtuais. Uma plataforma com várias ferramentas para ajudar na elaboração de atividades será elaborada para os escolhidos.

Cada projeto recebe um mentor individual que acompanhará a equipe até o fim do projeto, cada grupo deve ser composto por até cinco integrantes.

O objetivo do programa Nascer é selecionar e apoiar propostas de ideias inovadoras, permitindo a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, aptos para a introdução e exploração no mercado.

“Qualquer um que tenha uma ideia pode se inscrever, desde um aplicativo, uma padaria, marca de roupa. A gente sempre tem um alto número de inscrições e uma expectativa muito boa”, destaca Leandro Werner, o Maka, mentor regional e representante da TMX, empresa que aplica a metodologia do Programa Nascer.

Essas ideias são estruturadas por meio de ferramentas tecnológicas, consultoria técnica e mercadológica, mentorias, assessorias e apoio institucional para a geração de startups (empresas de base tecnológicas) a partir da transformação de ideias inovadoras em planos de negócios para empreendimentos, incorporando novas tecnologias aos setores econômicos estratégicos, consolidando o ecossistema de CTI, favorecendo o crescimento da economia do estado de Santa Catarina.

Na última quarta-feira, 20, Maka ministrou uma palestra na Unifebe para esclarecer dúvidas sobre o Programa Nascer.

Confira a palestra com o representante da empresa que aplica a metodologia do Programa Nascer

Critérios de seleção

– Etapa 1 (admissibilidade): análise das informações e documentos anexados à inscrição;

– Etapa 2 (avaliação do mérito): serão avaliados os itens (a) necessidade de mercado, (b) segmento de clientes, (c) características da solução proposta, (d) escalabilidade, (e) grau de inovação da solução proposta, (f) perfil da equipe e (g) pitch de apresentação;

– Etapa 3 (entrevista): entrevista online com a presença de todos os membros da equipe.

Para se inscrever, os integrantes têm que ser maiores de 18 anos e morar em Santa Catarina. Não é necessário ser estudante. Neste ano, o programa vai entregar R$ 20 mil para o melhor projeto de cada pitch regional. As inscrições podem ser feitas de forma on-line e vão até 25 de julho.

O 408lab também faz um intermédio para ajudar os interessados a fazerem as inscrições. Para isso, é necessário entrar no Instagram do Centro de Inovação de Brusque e seguir instruções que estão no link da bio.