Programa Amamenta Brusque precisa de doadoras de leite; saiba como ajudar
Nesse período do ano, número de doações diminui
O aleitamento materno é importante para o desenvolvimento dos recém-nascidos. Cientes disso, o programa Amamenta Brusque realiza coletas de leite humano para fornecer para aquelas crianças em que as mães não produzem um quantitativo necessário para alimentar seus filhos. O programa é realizado desde 2014.
Como ajudar
A enfermeira e coordenadora do programa, Sheila Neves, explica que, nessa época do ano, o número de doações diminui. Por isso, ela pede às mulheres que estão amamentando, e que ainda não fazem parte do programa, que entrem em contato com a Secretaria no telefone (47) 3255-6840.
“Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. O programa oferece os frascos e a equipe busca o leite em casa. Além disso, a equipe realiza atendimento para auxiliar as mulheres em aleitamento materno na Clínica Uni Duni Tê, de segunda a sexta-feira, pela manhã, e na sede do serviço durante horário comercial, sem a necessidade de agendamento”, afirma.
De acordo com Sheila, em 2021 o serviço coletou mais 200 litros de leite humano que foram encaminhados para o Banco de Leite, na cidade de Blumenau. E realizou cerca 1854 atendimentos ao binômio mãe-bebê para auxiliar e tirar dúvidas em relação a amamentação.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube