Prefeitura encaminhará em breve proposta de Colégio Militar em Brusque ao governo estadual

Intenção é implantar escola que ofereça ensino fundamental e médio

Intenção é implantar escola que ofereça ensino fundamental e médio

A última reunião da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) discutiu a intenção de implantar um Colégio Militar no município. Durante o encontro, foi aprovado o envio de ofício à prefeitura solicitando encaminhamento de projeto para a implantação do colégio na cidade.

O vice-prefeito Ari Vequi diz que trazer um Colégio Militar para Brusque é um dos planos do governo. De acordo com ele, há um documento já pré-pronto, formulado pela Secretaria de Educação, com toda a proposta do município para a criação do colégio e que deve ser encaminhado às entidades em breve para assinatura.

De acordo com ele, a vontade da prefeitura é trazer o colégio de 1º a 9º ano e, se possível, agregar também o Ensino Médio.

“A ideia inicial é enviar o documento para o governo do estado analisar a proposta do município. Há a possibilidade de transformar alguma escola do município em Colégio Militar, ou ainda transformar alguma escola estadual”.

Além disso, Vequi afirma que a prefeitura também pode doar um terreno para o governo do estado construir um colégio novo, seguindo a disciplina militar. “Em breve devemos oficializar o que pretendemos. Já colocamos o nosso município à disposição da área militar. Com certeza, será um avanço muito grande na área educacional se Brusque fizer parte das cidades estratégicas com o Colégio Militar”.

O presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, diz que a entidade vê com bons olhos a questão da escola militar no município, já que trará benefícios para toda a comunidade. “A gente só vê coisas boas dessa parceria”.

Ele destaca que várias entidades se uniram e devem se mobilizar para tentar trazer a escola militar para a cidade. “Vamos precisar trabalhar junto com a prefeitura, fazer lobby, pressão nos deputados, nos funcionários públicos para que isso aconteça. Sabemos que não é fácil conseguir um colégio desses, mas vamos unir forças e esperamos ter sucesso”.

Sobre o colégio militar
Os colégios militares são instituições de ensino que trazem a filosofia e conduta militar ao ensino fundamental e ensino médio. Geralmente, seus alunos são filhos de militares e estudantes que ingressaram na instituição através de processo seletivo, que é realizado todos os anos.

Os colégios militares são característicos por conta de sua rígida posição em relação à disciplina e uniformes padronizados.

Neste ano, não foram abertas novas vagas no Colégio Militar de Blumenau, que iniciou suas atividades em 2018, por conta de uma decisão da Justiça que determinou o fim das cotas para filhos de militares nas matrículas.