Prefeitura desativa barreiras sanitárias para concentrar esforços no comércio, em Brusque

Decisão faz parte de plano de contingência

Decisão faz parte de plano de contingência

Com a abertura de parte das atividades econômicas, a Secretaria de Saúde de Brusque desativará as barreiras sanitárias nas entradas do município ainda nesta quinta-feira, 16. Apenas continuarão as orientações nos locais e os esforços serão direcionados para a fiscalização no comércio, nova preocupação da pasta.

De acordo com o secretário de Saúde, Humberto Fornari, o plano de contingência terá apoio de equipes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do município, além de agentes da Defesa Civil e Guarda Municipal de Trânsito.

Ele explica que as equipes serão direcionadas para fiscalização e orientação nos estabelecimentos da cidade, tendo em vista a possibilidade de aglomerações com comércio aquecido no inverno.

“Vamos reforçar as orientações, a nível de comércio, no Centro e nos bairros mais populosos, onde vamos intensificar a cobrança do uso de máscaras. Isso principalmente em locais com mais aglomeração, como supermercados, clínicas e lojas”, conta.

Segundo Fornari, a secretaria de Saúde espera, em parceria com o empresariado, fazer que a população siga adequadamente as orientações do decreto municipal. “Precisamos do apoio do empresariado, para que compreenda e se associe junto neste movimento”, continua.

O objetivo da secretaria é que sejam cumpridas principalmente a questão do distanciamento e o uso da máscara, que é o único isolador do sistema respiratório e ferramenta importante para diminuir a quantidade de vírus em circulação.

Fornari salienta que, caso a orientação não surtir efeito, será necessário repensar questões de punição. “Não é o que a gente quer. Precisamos ter uma condução digna, onde todos se respeitem e são respeitados”, finaliza.