Prefeitura de Guabiruba divulga resultados da 8ª Festa da Integração; saiba quanto foi o lucro
Prefeito e comissão organizadora celebram sucesso do evento
Após uma agenda cheia de eventos e atividades, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a comissão organizadora divulgaram o relatório oficial com os resultados da 8ª Festa da Integração, que aconteceu nos dias 3 e 4 de junho, no pavilhão São Cristóvão, bairro Aymoré, e contou com shows nacionais e apresentações regionais, além de uma gastronomia diversificada.
Nesta edição, pela primeira vez, foi possível contabilizar de forma precisa a quantidade de público que passou pelo evento: foram 18,2 mil entradas identificadas por um sistema de câmera de inteligência artificial instalado nas entradas da festa.
Para que a Festa da Integração funcionasse adequadamente, foi necessária uma grande quantidade de pessoas desempenhando as mais diversas funções. Ao todo, estiveram envolvidas, diretamente, 691 pessoas durante os dois dias de evento.
Também houve um aumento de 25% no total das vendas em relação à última edição da Festa da Integração. No total, a festa resultou em uma receita bruta de R$ 736,8 mil.
Alimentação
Assim como nas edições anteriores, a Prefeitura de Guabiruba destinou a exploração da praça de alimentação para as instituições sem fins lucrativos do município, com intuito de fortalecê-las e, ao mesmo tempo, oferecer uma gastronomia caseira e de grande variedade para o público.
A festa teve um total de R$ 328,2 mil em vendas brutas de alimentação promovidas pelas associações. A taxa de retenção de 7% foi utilizada para custeio de todo o serviço de vendas prestado pela concessionária. Resultando, assim, o valor de R$ 305,2 mil foi destinado para as entidades.
Novas tecnologias
As novas tecnologias como os terminais de autoatendimento, o cartão cashless e os caixas móveis facilitaram a relação entre o público e os produtos. Quase não foram vistas filas na 8ª Festa da Integração.
Os festeiros puderam chegar diretamente na praça de alimentação com seu cartão cashless, chamar o caixa móvel na mesa ou até mesmo realizar seu próprio atendimento nos terminais.
Bebidas
O novo cardápio de bebidas utilizou estratégias de combo para impulsionar o consumo. Também foi novidade nesta edição a inserção de bebidas destiladas que, ainda de forma tímida, ganharam espaço na festa. No total, foram vendidos R$ 361 mil em bebidas, com comissão de 8% para a prefeitura.
Nesta edição, além da venda dos canecos oficiais, também foram oferecidos tirantes personalizados. Na venda do caneco oficial, o festeiro teve a opção de devolvê-lo após o uso e ter a compra ressarcida. Esta é uma ação realizada em todos os eventos organizados pela prefeitura desde 2019 com o objetivo de diminuir o uso de descartáveis e gerar menos resíduos.
Além dos canecos, a prefeitura também ofereceu o parque infantil. Descontando a taxa de operacionalização e a devolução dos copos, a receita bruta dessas vendas oferecidas pela prefeitura foi de R$ 39,9 mil.
Avaliações
O prefeito Valmir Zirke, que é presidente da comissão organizadora da festa, se mostra satisfeito com os resultados. “Pode-se dizer, mais uma vez, que a nossa festa foi um sucesso. Isso mostra a nossa parceria e comprometimento. Essa foi a maior e melhor festa da nossa cidade, e estamos felizes em tê-la melhorado. Então quero agradecer às equipes de trabalho, às nossas entidades, aos expositores, às atrações e aos nossos parceiros por este lindo evento”, pondera.
“Em resumo, podemos elencar positivamente que, comparado à edição anterior, as receitas das associações e da prefeitura aumentaram, o público da festa aumentou, além do festeiro ter aproveitado um cardápio gastronômico com mais opções”, afirma o organizador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrei Müller.
“A avaliação da organização é de que realmente o evento foi um sucesso em termos de organização e atrações e público. Nós esse ano tivemos algumas novidades como novas tecnologias. Um investimento bem considerável em segurança e decoração, então quem visitou a festa pode se sentir muito bem acolhido. A festa não tem o propósito de trazer lucro para a prefeitura, mas sim possibilitar que as entidades desenvolvam seu trabalho com a venda dos itens de alimentação e possam arrecadar fundos com a oportunidade”, considera Anderson Luiz Cavichioli, vice-presidente da comissão organizadora e secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura.
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