X
X

Buscar

Prefeitura de Brusque promete “fechar o cerco” contra descarte de resíduos no Itajaí-Mirim

Reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente contou com participação do IMA SC e da Polícia Militar Ambiental

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) realizou, nesta segunda-feira, 3, mais uma de suas reuniões ordinárias no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque. Presidido pelo superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Cristiano Olinger, o encontro contou com a participação de representantes do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA SC) e, também, da Polícia Militar Ambiental.

Conforme Olinger, o objetivo da reunião com a presença dos órgãos estaduais foi começar a planejar uma parceria com a Prefeitura de Brusque, visando fechar o cerco contra empresas, sobretudo as do ramo têxtil, que façam descartes irregulares de resíduos no rio Itajaí-Mirim.

“Queremos juntar forças. Sabemos desse problema grave. A grande parte do empresariado tem tratamento de água, está em dia com o licenciamento ambiental. Mas existe uma pequena parcela que faz da forma errada. Eles estão com problemas em suas operações e acabam denegrindo toda a imagem da classe empreendedora. Temos que fazer uma fiscalização mais forte para que esses infratores sejam punidos”, ressalta.

Uma das ideias sugeridas é criar, já em 2019, um cronograma de operações conjuntas entre os três órgãos. Criar e propor às empresas um método de monitoramento online do descarte de resíduos também foi hipótese discutida durante o encontro. “As empresas que aderirem e estiverem em dia poderão receber, inclusive, um selo verde, mostrando que estão comprometidas com a sustentabilidade do meio ambiente”, finaliza Cristiano.