Prefeitura de Brusque detalha andamento das obras das pontes no Centro, Jardim Maluche e Dom Joaquim
Nova estrutura na rua DJ-003 é a que apresenta maior porcentagem de serviço executado
Nova estrutura na rua DJ-003 é a que apresenta maior porcentagem de serviço executado
Três pontes são construídas em Brusque simultaneamente e o jornal O Município procurou a administração municipal para atualizar o andamento das obras.
A ponte do Centro, que liga a rodovia Antônio Heil com a rua João Bauer está com mais de 50% do serviço concluído. Segundo a secretária de Infraestrutura Estratégica, Andrea Patrícia Volkmann, na próxima segunda-feira, 4, será iniciado o trabalho de concretagem da laje de um lado e a partir do dia 18 de abril deve iniciar a concretagem do outro lado.
A responsável pela pasta também adianta que a empresa já trabalha nas armaduras dos encontros estruturados, que logo após a concretagem das lajes, será iniciada a concretagem dos acessos.
“Os acessos tem mais ou menos uns 70 metros de extensão em cada lado da ponte. Hoje a ponte já está com 50% da obra executada, mas após essa concretagem, dará um aporte maior”, pontua.
Segundo Andrea, a empresa está cumprindo o cronograma da obra e executando em um tempo possível desde que as condições climáticas permitam. “Estamos acompanhando diariamente a execução e está seguindo um rumo muito bom”.
A previsão é entregar a ponte ainda neste ano. Anteriormente havia uma previsão inicial para entregar a obra até a metade do ano, mas a secretaria acredita que a nova estrutura deve ficar pronta até o final de 2023.
Simultaneamente é construída a ponte do bairro Jardim Maluche, que fará a ligação com o bairro Rio Branco. No entanto, a secretária afirma que a obra é mais complicada.
“O solo lá não era tão bom para fazer os acessos para a empresa vir com o maquinário, então foi realizado um acesso para iniciarem as fundações e agora eles estão na concretagem”, diz a secretária.
Segundo os fiscais da pasta, a obra está com 38% do serviço executado. Até o momento já foram concretados os blocos e as 10 vigas e estão na fase de construção das vigas de 40 metros.
“Essa é uma ponte menor que a ponte do Centro, então estamos acompanhando a construção das ferragens para essas vigas de 40 metros”. Devido o atraso da construção, a pasta revê a data de previsão de entrega, tendo em vista que o andamento da obra também depende das condições climáticas.
“Agora que vamos entrar para uma parte mais seca do ano, acredito que o avanço será bem maior para a empresa”, pontua.
A nova ponte da rua DJ-003, no bairro Dom Joaquim, é a que está mais perto da entrega com 80% do serviço executado, segundo a secretária. A obra deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2023.
“Foram concretados todos os blocos, as 10 vigas – de 30 metros, e agora eles precisam fazer os acessos para a ponte. Será um trabalho em conjunto com a Secretaria de Obras para fazer o aterro das cabeceiras”, explica.
A estrutura substitui a ponte anterior e que estava interditada. Segundo Andrea, a ponte antiga estava comprometida estruturalmente e precisou ser demolida. “Fizemos um reposicionamento dessa nova ponte para melhorar a questão do sistema viário, pois a ponte antiga fazia uma curva que podia provocar bastante acidentes, então conseguimos fazer um layout para ajudar o sistema viário”, salienta.
Andrea afirma que para execução da nova ponte a administração municipal precisou fazer indenização de proprietário, já que a obra atingiu o terreno de um morador local. “Foi feito um acordo amigável e o processo de indenização está sendo feito assim como a reconstrução do muro dele. Está tudo caminhando bem, a princípio”.
– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque