Prefeitura de Brusque decreta situação de calamidade pública devido às chuvas
Alojamento foi montado para receber famílias desabrigadas
*Colaborou Bárbara Sales
A Prefeitura de Brusque decretou situação de calamidade pública após as ocorrências devido às chuvas que atingem o município nos últimos dias. O decreto foi assinado na manhã desta quinta-feira, 1º.
As equipes de monitoramento da Defesa Civil trabalham no atendimento das ocorrências desde quarta-feira, 30.
De acordo com o prefeito em exercício, Alessandro Simas, o foco dos trabalhos será no acolhimento das famílias nos bairros mais atingidos, principalmente no Limeira. Foi montado um alojamento na Arena Brusque com estrutura para famílias atingidas que serão deslocadas para lá.
A recomendação é que as pessoas não se aproximem dos locais de risco para acompanhar a chuva ou ver o que está acontecendo. “Fique longe do local, liguem para Defesa Civil. Não queremos perder mais vidas como o que ocorreu hoje de manhã”, disse o prefeito em exercício.
Simas ainda informou que o comitê de crise foi criado entre a Defesa Civil e forças de segurança. “É momento de termos cautela, dar estrutura e acolher as famílias”, disse.
Volume acima do esperado
Já o coordenador da Defesa Civil, Edvilson Cugik, informou que Brusque registrou um volume de chuva expressivo. Somado, o valor já supera duas vezes o que era esperado para novembro. De acordo com ele, as encostas não suportam mais a quantidade de água.
“É importante que as pessoas com casas perto dos barrancos procurem áreas seguras e afastadas dos barrancos”, salienta.
De acordo com a Defesa Civil, na tarde desta quarta-feira o rio subiu em Vidal Ramos e com as chuvas fortes registradas em Brusque, o nível do rio Itajaí-Mirim subiu muito rápido.
Os ribeirões nos bairros Limeira, Nova Brasília e Primeiro de Maio jogam água para o rio Itajaí-Mirim, mas não venceram o volume de água registrado.
No entanto, a Defesa Civil acredita que não devem ocorrer registros de casas atingidas pelo rio Itajaí-Mirim, somente situações de alagamentos pelos ribeirões.
Resgates
O Corpo de Bombeiros está concentrado nas ações de resgate de pessoas que se encontram em área de risco. O coordenador da Defesa Civil ainda informou que os ônibus da Secretaria de Educação e Assistência Social estão transportando as famílias desalojadas para Arena Brusque.
O abrigo foi montado ainda na noite desta quarta-feira. Foram contabilizadas três famílias desalojadas na madrugada, mas no decorrer da manhã o número aumentou.
Já existem famílias na arena e outras foram levadas para casa de familiares. A Defesa Civil realiza o levantamento do número total de famílias desabrigadas.
Leia também:
1. Aulas nas escolas municipais estaduais são suspensas devido às chuvas em Brusque
2. Homem morre soterrado após deslizamento de terra em Brusque
3. Chuva: confira situação por toda a região de Brusque nesta quinta-feira
4. Prefeitura dá início ao processo de pavimentação comunitária para três ruas de Brusque
5. Saiba quem é responsável pelo recolhimento de animais mortos em Brusque
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos