Prefeitura de Brusque abrirá mais vagas na Educação Infantil em 2020

Secretaria aposta na readequação de espaços e em locações para acelerar ritmo de ampliações

Prefeitura de Brusque abrirá mais vagas na Educação Infantil em 2020

A Secretaria de Educação trabalha para abrir mais vagas na Educação Infantil no próximo ano. O principal projeto, já consolidado, é a locação de mais um espaço no bairro Nova Brasília.

Com isso, os alunos do Ensino Fundamental serão realocados para o novo espaço. “Vamos abrir mais 180 vagas para a Educação Infantil”, declara a secretária Elaini Buemo. Segundo ela, a atual Escola de Ensino Fundamental (EEF) Nova Brasília vai ser reformada para o ano que vem.

A prefeitura aposta nas locações para tentar reduzir a fila por creche em Brusque, que só aumenta com a chegada constante de migrantes e com uma alta taxa de nascimentos mensais.

Por isso a Secretaria de Educação negocia a locação de mais um espaço na cidade. Os detalhes ainda não podem ser revelados porque as conversas com o proprietário do imóvel estão em andamento.

O principal ponto de negociação tem relação com a estrutura do ambiente. A prefeitura só aluga se o dono fizer as adequações, conforme os projetos de engenharia. A legislação é bastante rígida no que tange à estrutura de uma escola.

Outro projeto importante para o ano que vem é a conclusão da creche do Pró-Infância do Rio Branco. Eliani diz que a unidade é uma herança recebida por esse governo, mas que a expectativa é resolvê-la em breve.

A secretária tem a expectativa de que a creche esteja pronta no primeiro semestre de 2020. A obra deverá ser concluída pela construtora WDD, vencedora da licitação.

Elaini diz que, como a obra é muito antiga e várias empresas já trabalharam nela e foram embora, es trutura nem foi inaugurada e já precisa de alguns reparos. Por isso a prefeitura dará uma contrapartida para terminar o serviço, que deveria ser custeado pelo governo federal.

Há, ainda, a previsão de construção de mais uma creche em 2020. A unidade ficará no loteamento Emma 2, bairro Limoeiro, ao lado do posto de saúde.

A secretária afirma que a pasta está sempre atenta a espaços que possam ser melhor aproveitados. A pasta tem adotado essa postura desde o ano passado, com a remoção de alunos de um lugar para o outro e adequação das turmas, para abrir mais vagas.