Prefeitura de Brusque abrirá escolas para realizar vacinação contra a gripe
Medida tem como objetivo atender idosos acima de 60 anos, público-alvo nessa primeira fase de vacinação
A Prefeitura de Brusque vai abrir algumas escolas municipais para vacinar os idosos contra a Influenza.
A medida foi comunicada na tarde desta sexta-feira, 20, pelo Secretário da Saúde, Humberto Fornari. Ele diz que a ação segue uma recomendação de órgãos superiores, de afastamento dos centros de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde.
“Ou seja, as Unidades de Saúde, através das equipes de Estratégia da Saúde, farão, apenas, o atendimento dos pacientes que procurarem por sintomas de doenças. Porém, os lugares da vacinação, diferente dos anos anteriores, serão nos colégios próximos dessas unidades”, explica Fornari.
“Quero deixar claro que, a partir de segunda-feira, 23, estaremos com a primeira fase de vacinação, ou seja, o atendimento à faixa-etária acima de 60 anos. Todos os idosos que não estiverem cadastrados nas Unidades de Saúde, deverão procurar as escolas de suas respectivas localidades para que recebam a vacinação contra a Influenza”, explica.
Segundo Fornari, essa é mais uma das medidas preventivas que a prefeitura está tomando para que as pessoas saudáveis não entrem em contato com as pessoas doentes. “Portanto, a população que estiver contemplada nesse primeiro momento, ou seja, nossos idosos, pedimos que não se dirijam às Unidades Básicas de Saúde para receberem vacinação, e sim para os locais específicos (ver lista abaixo)”, reforça.
Fornari ainda ressalta que, no caso das pessoas cadastradas dentro unidades básicas, profissionais da Secretaria da Saúde irão a domicílio para realizar a vacinação.
O secretário também comenta sobre a prevenção a outras doenças por meio de vacinações destinadas às crianças. “Teremos a vacina disponível aqui na Policlina. Os locais específicos nas escolas serão utilizados para o vírus Influenza, mas outros vírus e bactérias, que por ventura exista a vacina, teremos ela sim a disposição na Policlínica, inicialmente das 8 às 16h30, mas é nosso objetivo ainda ampliar esse horário para as 20h”, finaliza.