Prefeitura de Botuverá abre licitação de projeto de nova ponte

Estrutura fará ligação entre SC-486 com a margem esquerda do Rio Itajaí-Mirim, no Centro

Prefeitura de Botuverá abre licitação de projeto de nova ponte

A Prefeitura de Botuverá está com licitação aberta para elaboração de projeto de nova ponte no município. Será uma ligação entre a rodovia SC-486 até a margem esquerda do rio Itajaí-Mirim. O processo para a recebimento de documentação e propostas foi iniciado no dia 9 deste mês.

Segundo o engenheiro civil da prefeitura, Rafael Lopes, a construção será no Centro, próximo à ponte existente, e ligará a rodovia estadual com a rua Humberto Mazoli.

Aberta à comunidade, a sessão de escolha do projeto será na segunda-feira, 21, às 9h30, na sala de licitações da prefeitura. A proposta de menor custo terá preferência. A vontade é que a ponte esteja pronta no final de 2020, mas tudo dependerá do processo licitatório.

De acordo com o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, a intenção com a nova estrutura é desviar o fluxo de veículos pesados do Centro da cidade. Ele conta que na via principal passam em torno de 250 carretas por dia.

Contudo, a construção de uma nova ponte engloba outras questões, uma delas é melhorar o desenvolvimento no local. “Vai ser o primeiro passo de um projeto maior, para a construção de uma Beira Rio na parte esquerda do rio”, conta.

Além disso, a ponte atual chega a ficar inundada com as enchentes. Assim, segundo Nene, cerca de 30 famílias da parte esquerda do rio ficam ilhadas, sem acesso ao Centro de Botuverá.

Ele detalha que a nova ponte deverá ter 12 metros de altura. Serão seis metros e meio de passeio e cerca de 50 metros de comprimento. “Tudo depende do recurso, com a empresa que fará a licitação. Deste financiamento, incluímos também R$ 2 milhões de pavimentação asfáltica”, complementa.

Colombi ressalta que a ponte será construída com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). No projeto deverá ter levantamento topográfico, hidrológico, taquimétrico, sondagem e da ponte em si.

Pontes de madeira

De acordo com o prefeito, em Botuverá existem mais de 50 pontes de madeira, que fazem pequenas ligações sobre ribeirões. Todas elas serão eliminadas e vão ser transformadas em galerias de concreto.

“Botuverá não terá mais ponte de madeira, até o final deste ano todas vão estar instaladas. Vai ser atendido mais de 300 famílias”,finaliza.

O custo para essas obras é de R$ 528 mil. Colombi conta que é um grande investimento, pois a cada ano elas precisam ser refeitas, sem contar os danos após enchentes.