Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prefeitos pedirão criação de imposto para custear transporte público

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Prefeitos pedirão criação de imposto para custear transporte público

Raul Sartori

Prepare-se, consumidor e contribuinte! A Frente Nacional de Prefeitos vai pedir ao Congresso a criação de um novo tributo sobre a gasolina, álcool e gás natural para financiar o transporte nos municípios e aliviar os caixas municipais. O pedido está sendo levado ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os prefeitos também querem a votação da proposta de emenda constitucional que torna obrigatório o reajuste do IPTU. Impressionante: todos só querem tirar dinheiro.


Propaganda eleitoral
O site da revista Veja pôs em consulta o projeto do senador Paulo Bauer (PSDB-SC) que prevê acabar tanto com o horário eleitoral gratuito quanto com o espaço destinado aos partidos fora do período eleitoral. Até ontem à tarde, 88% dos internautas tinham votado a favor e apenas 12% contra.


Família
O tenista Gustavo Kuerten foi convidado mas recusou treinar o argentino Juan Martín del Potro, que está retornando ao circuito mundial. O tricampeão de Roland Garros quer se dedicar à família (tem dois filhos de cinco e três anos) e ao desenvolvimento da Escolinha Guga, projeto pelo qual sonha transformar o tênis no Brasil.


Marina
O empresário catarinense Júlio Tedesco decidiu: vai construir uma marina em Balneário Camboriú com capacidade para receber transatlânticos. Perguntar não ofende: o Ibama, ICMBio, Fatma, procuradores federais, algumas dessas trocentas ONGs que ganham dinheiro público e os cada vez mais numerosos ecologistas de bar, passeata e gabinete refrigerado vão deixar? Ou, o que não é mais raro, vão criar dificuldades para obterem facilidades.


Vergonha
Não basta a vergonha que os catarinenses sentem diante do resto do país por ainda existir por aqui a infame farra do boi. Agora vem um grupelho grosseiro da torcida “Barra os Tigres”, do Criciúma, cantar “ão, ão, ão, abastece o avião”, em referência ao acidente que matou 71 pessoas em Medellín, na Colômbia, entoado domingo no estádio Heriberto Hülse. A suspensão do grupo, pelo clube, por prazo indeterminado, é suave. Deveria ser definitiva.


Corrupção nas empresas
Em tempos de operações como Lava Jato, com a prisão de altos executivos, e Carne Fraca, que acabou envolvendo o frigorífico catarinense Peccin, de Jaraguá do Sul, e gigantes como JBS e BRF, surge com força no Brasil e em SC a adoção do chamado “compliance”. O sistema, que ganhou notoriedade com o advento da Lei Anticorrupção, propõe a criação de mecanismos de prevenção e combate à corrupção dentro de empresas. “O mercado, hoje, mais do que nunca, exige isso. É preciso criar um programa efetivo de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e a aplicação efetiva de códigos de ética. A empresa precisa dar este recado ao mercado se quiser ser competitiva”, destaca o advogado André Vicari.


Varejinho
Se descrê na Justiça quando se constata fatos como o vivenciado por homens e mulheres de toga, segunda-feira, no TJ-SC, que após considerações jurídicas aqui e acolá, aplicou o princípio da insignificância na absolvição de funcionário público acusado do furto de um litro de graxa, avaliado em R$ 15, praticado em setor de estradas e rodagens do município onde trabalha. Inacreditável foi a pena sugerida pelo Ministério Público para a ação: reclusão de dois a 12 anos, mais multa. Um juiz de paz reduziria o fato a sua verdadeira insignificância.


Idoso
Finalmente o governo estadual está dando atenção à população idosa de SC (14,3% dos 6,9 milhões de habitantes) e encaminhou ao Legislativo projeto que institui o Fundo Estadual do Idoso (FEI-SC), que pode captar recursos de doações da sociedade civil, das organizações e das empresas, nos moldes do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Poderá financiar programas, projetos, ações e serviços que venham a atender a demanda dessa população.


Relíquias
Chegou ao Continente Shopping, na região metropolitana de Florianópolis, a exposição Relíquias do Rei, que conta, com muitas peças, a trajetória e a linda história do futebolista Pelé. Entre as relíquias está a faixa original da primeira conquista do Brasil, na Copa do Mundo de 1958.


DETALHES

  • Está pronto para seguir para o plenário do Senado projeto do Senador Dário Berger (PMDB-SC) que determina a exposição, em gôndola específica, dos dietéticos em autosserviços, mercearias, supermercados, hipermercados e similares. A intenção é facilitar o acesso das pessoas com diabetes aos produtos dietéticos.
  • A Igreja Católica apoia greve geral nesta sexta-feira e convoca fiéis contra reformas. Que tal começar reforma em “casa”: pagar impostos (IPTU, Imposto de Renda e outros), como qualquer empresa ou pessoa física?
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo