X
X

Buscar

Prefeitos conhecerão tecnologias de reaproveitamento do lixo e gestão da água na Alemanha

Nene Colombi e Matias Kohler visitarão feira internacional em viagem do Cimvi

Os prefeitos José Luiz Colombi, o Nene, de Botuverá, e Matias Kohler, de Guabiruba, viajarão à Alemanha nesta sexta-feira, 11. Além deles, outros quatro prefeitos de cidades da região participarão da viagem técnica, promovida pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).

O objetivo principal é visitar a IFAT, maior feira mundial sobre gestão de água, esgoto e resíduos sólidos, que ocorrerá de 14 a 18 de maio em Munique. O evento reúne mais de 3 mil expositores de 59 países e recebe mais de 136 mil visitantes.

Nene diz que a feira é uma oportunidade para o Cimvi, pois a usina de tratamento do lixo deverá virar realidade em breve. “Estamos construindo a sede, um galpão de 3 mil metros quadrados para a triagem e comprando material para a separação. E estamos trabalhando para construir uma usina de geração de energia do Cimvi”, afirma o prefeito, que integra o consórcio.

O prefeito de Botuverá tem capitaneado os esforços das cidades da região para dar o tratamento correto aos resíduos sólidos na região. “Estamos indo a Alemanha para ver vários modelos de transformação do lixo, e também para tratamento de esgoto e água”.

Kohler diz que a viagem é importante para Guabiruba não só pelo lixo, mas também pelos equipamentos para água e esgoto. A cidade rompeu com a Casan recentemente e assumiu o serviço de saneamento básico e abastecimento.

Além da visita à IFAT, os prefeitos também visitarão usinas e estações de tratamento de lixo na Alemanha – um dos países mais desenvolvidos em matéria de meio ambiente no mundo.

Cidade coirmã
Nene aproveitará a viagem à Europa para visitar o comune (cidade) italiano de Caravaggio. “Daremos início a uma conversa para Caravaggio ser coirmã de Botuverá na Itália”, explica o prefeito.

Há cerca de três meses foi feito o contato com a prefeitura da cidade italiana. Se a parceria tornar-se realidade, a ideia é incentivar o intercâmbio de jovens, cultura e conhecimentos entre as cidades.