Policiais da região participam de curso ministrado pelo Batalhão de Choque
Militares chamaram a atenção da população nesta quarta-feira com as aulas práticas
Militares chamaram a atenção da população nesta quarta-feira com as aulas práticas
Quarenta policiais que integram a 7ª Região de Polícia Militar e outras regiões do estado encerraram nesta quarta-feira, 2, o Curso de Patrulhamento e Abordagem Tática (Cpat), ministrado pelo Batalhão de Choque de Florianópolis.
O curso visa habilitar policiais militares para exercer atividade de patrulhamento tático motorizado, por meio de ensino teórico e prático de técnicas específicas para esse tipo de policiamento, principalmente em áreas consideradas críticas e de alto risco.
Idealizador do curso na região, o tenente Brauner Justino Arcaro Filho explica que o treinamento foi um pedido dos próprios policiais que integram o patrulhamento tático, já que sentiram a necessidade de evoluir tecnicamente.
“Busquei as formas para realizar o curso e conseguimos trazer aqui para nossa região. O curso transcorreu de forma interessante e, com certeza, vai reverter na qualidade do serviço prestado à comunidade”, diz.
Esta é a terceira edição do treinamento em Santa Catarina. A primeira aconteceu em Chapecó em 2018, a segunda em Araranguá, no primeiro semestre deste ano, e a terceira na região do Vale do Itajaí.
O curso iniciou há duas semanas e foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada em Florianópolis, com a parte de instrução teórica e prática, e a segunda foi em algumas cidades da região.
Nesta quarta-feira, os policiais realizaram abordagens em várias regiões de Brusque. O movimento de viaturas pelo Centro chamou a atenção da população. “Nos estados onde já há este tipo de patrulhamento tático motorizado, sempre vamos para as áreas centrais da cidade como forma de demonstrar força e indicar para os criminosos que a PM está presente”, destaca o capitão Felipe Oppenheimer Torres, que ministrou o curso aos policiais.
Nesta semana, os policiais também fizeram abordagens em Blumenau, Gaspar e Ilhota.
De acordo com ele, o objetivo do curso é padronizar a abordagem realizada pelos policiais, principalmente, em situações consideradas mais críticas. No curso, os policiais receberam noções de abordagem de suspeitos em moto, em carro e também a pedestres.
“A ideia é que um policial do batalhão de Blumenau, por exemplo, consiga trabalhar tranquilamente com policiais do batalhão de Brusque, porque todos terão as mesmas noções e agirão da mesma forma”, explica o capitão.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, destaca a busca constante de aperfeiçoamento para os policiais da região. “O curso teve como público os policiais do PPT, que estão agora mais qualificados para enfrentar a criminalidade. Esse é um ano de excelência para nós e o curso reforça ainda mais o cuidado que temos com nossos profissionais”.
Na manhã desta quinta-feira, 3, acontece a formatura dos policiais que participaram do curso.