VÍDEO – Piloto brusquense é campeão brasileiro de Kart na categoria Cadete

Christian Mosimann, de 11 anos, conquistou o pódio no último sábado

VÍDEO – Piloto brusquense é campeão brasileiro de Kart na categoria Cadete

Christian Mosimann, de 11 anos, conquistou o pódio no último sábado

O jovem brusquense Christian Mosimann, de 11 anos, sagrou-se campeão brasileiro de Kart na categoria Cadete no último sábado, 11.

O Campeonato Brasileiro de Kart foi realizado no kartódromo do Parque de Diversões Beto Carrero, em Penha, e a prova na categoria Cadete começou por volta das 12h30. A categoria teve 70 pilotos inscritos, sendo o maior número de inscritos na história do Kart. Ao todo, mais de 530 pilotos participaram das competições, sendo considerado o maior evento de Kart do mundo.

O campeonato começou na última segunda-feira, 6, e a final ocorreu neste sábado, 11. Segundo a mãe de Christian, Flávia Mosimann, os pilotos “treinaram e fizeram três classificatórias. Isso definiu quem iria para a final e como seria formado o grid”, conta.

Junto da torcida, além de Flávia, estava o pai de Christian, Henry Mosimann, vários amigos de Brusque, e o presidente do Kart Clube de Brusque, Aknaton Camargo, que apoia a carreira do jovem, que faz parte da equipe Pinheiro Competições, de Joinville.

Disputa acirrada na final

A mãe do piloto conta que na final, Christian largou em 12º, e na última volta, estava na quinta colocação, de um total de 17 voltas. “Ele fez uma última volta perfeita, conseguiu passar todos os quatro ponteiros”, relata.

Ela destaca que o filho ficou muito feliz com o título, pois treinou o ano todo no kartódromo do Beto Carrero, “apesar de só ter 11 anos, foi um ano de muito trabalho e dedicação, treinando muitas vezes sozinho apenas com o técnico. Foi um título muito comemorado, as pessoas torcem muito por ele, muito querido pelas pessoas do Kart”.

Diversas vitórias

De acordo com Flávia, a vitória veio coroar um ano de muito trabalho para o filho, que participou de diversas competições ao longo do ano. Além de participar do Campeonato Paulista de Kart, a Copa Brasil, em Londrina (PR), ele foi campeão catarinense de Kart da edição de 2020, realizada em janeiro de 2021.

O piloto também foi vice-campeão sul brasileiro, campeão do primeiro Endurance de Kart Cadete, no Beto Carrero, realizado em novembro deste ano.

“Em todos os campeonatos, ele sempre figurou entre os primeiros, com muitas polipositions, sempre bem competitivo”, comenta a mãe.

Treinamento

Christian treina com o técnico três vezes por semana, no kartódromo do Beto Carrero, no período da tarde, das 14h às 18h. Além disso, ele pratica muay thai nos outros dias e anda de bicicleta para se manter ativo. “O kart exige bastante do físico para adquirir resistência para as corridas”, explica Flávia.

Segundo ela, o filho é um bom aluno e os treinos não interferem na vida escolar. “Temos uma parceria bacana com o colégio, eles entendem que ele é um atleta profissional e representa Santa Catarina”, conta.

Christian com os pais, Flávia e Henry Foto: Gilmar Rose/Divulgação

Apoio da família

Christian, que reside no bairro Jardim Maluche, recebe apoio da família no esporte desde os seis anos de vida.

“Quando ele começou no Kart, foi diagnosticado com Diabetes Tipo 1. Ele não queria mais ser piloto, mas de repente falou que gostaria de voltar. O esporte foi muito importante pois mesmo com a doença, não havia diferença entre ele e os outros”, ressalta Flávia.

Ela comenta que a família se apaixonou pelo Kart, que para o jovem piloto, também é uma escola de disciplina, respeito com o mecânico, técnico e aprender a ouvir. Além disso, o menino acaba tendo um forte contato com diversas pessoas do país e realidades diferentes.

“O esporte sempre foi um lugar de igualdade, de poder se provar e ver que um pode tanto quanto todo mundo. O kart nos dá o momento em família, de estar com pessoas bacanas dividindo as alegrias, mas também as frustrações, aprendendo a perder”, analisa.

Confira o vídeo

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube