Pessoas saem de casa para acompanhar desfile do Presépio Vivo em Guabiruba

Evento teve a presença de figuras natalinas como Papai Noel e o Pelznickel

Pessoas saem de casa para acompanhar desfile do Presépio Vivo em Guabiruba

Evento teve a presença de figuras natalinas como Papai Noel e o Pelznickel

Dezenas de moradores de Guabiruba acompanharam o tradicional Desfile do Presépio Vivo nesta quarta-feira, 23. Diversas pessoas saíram de casa para assistir os Pelznickel, Papai Noel e outros personagens natalinos caminhando pelas vias da cidade.

A ação natalina é organizada pela comunidade da Igreja Nossa Senhora Aparecida e acontece há mais de 30 anos. O desfile começou no bairro Guabiruba Sul e seguiu para as ruas do Centro, retornando ao bairro onde iniciou.

Apesar da chuva, muitos moradores aguardaram a passagem dos carros e a distribuição das balas. Como de costume, as crianças correram ao ver os Pelznickel, mas também aproveitaram para dar saudar o Papai Noel.

Conforme a organização, o intuito é passar uma mensagem de amor e desejar felicitações para o próximo ano. Dezenas de carros participaram do desfile, além dos Pelznickels.

Elizete Galeti acompanhou o evento pela primeira vez | Eliz Haacke

Papai Noel do mato

O presidente da Sociedade Pelznickel, Fabiano Siegel comenta que a participação dos personagens nos desfiles ocorre há mais de 10 anos. Ele conta que a sociedade começou a participar do desfile após um convite da organização do Presépio Vivo. O intuito era agregar ainda mais a ação.

Sem a Pelznickelplatz neste ano, a sociedade já realizou cinco desfiles, além do evento realizado nesta quarta-feira. “Tivemos o propósito de passar em mais ruas e visitar mais casas, tanto que passamos por todos os bairros. O propósito é fazer a visitação sem as pessoas saírem de casa”.

Ademir Klann, que participa da sociedade Pelznickelplatz há anos e comenta que o desfile do Presépio Vivo é um importante momento para a cultura da cidade. “Essa é a primeira vez que eu não desfilei. Hoje o meu filho de 16 anos desfilou no meu lugar”, diz

Para ele, o desfile tem a oportunidade de levar esperança para muitas pessoas, “ainda mais em 2020, pois o que mais precisamos é esperança”.

Ademir Klann participa da Sociedade Pelznickel e deixou o filho desfilar no lugar dele | Eliz Haacke

Momento em família

Há oito anos morando em Guabiruba, está foi a primeira vez que Elizete Galeti, de 34 anos, acompanhou o desfile. A família é natural do Paraná e neste ano não viajou para terra natal. Com isso, eles decidiram acompanhar o evento em família.

“Sempre escuto falar que é muito bonito, mas esse será o primeiro ano que vamos acompanhar”, salienta. Ela fez questão de acompanhar com toda a família, que também não conhecia o desfile.

“Aprendemos isso aqui, porque onde moravamos não tínhamos isso. Mas é uma tradição diferente e bem legal”, avalia a moradora.

Quem também acompanhou a passagem dos personagens natalinos pelas ruas do bairro Guabiruba Sul foi Camila Paz, 19. Ela afirma que desde a infância assiste ao desfile com a mãe e que este é um dos momentos para se curtir em família. “Eu gosto, acho bastante natalino e é a uma ação bem bacana”, avalia.

Sociedade Pelznickel participa do evento há anos | Eliz Haacke

Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo