Pesquisa aponta Brusque como uma das 15 melhores cidades do Brasil; entenda critérios
Levantamento foi publicado pela revista Istoé nesta semana
Em pesquisa divulgada pela revista Istoé, Brusque foi considerada a 14ª melhor cidade do país na classificação geral e, entre as de porte médio, ficou em quarto lugar. O levantamento foi publicado na edição desta quarta-feira, 29, em publicação especial que traz o ranking das melhores cidades do Brasil.
A pesquisa foi realizada em parceria da revista Istoé e da editora Três com a Austin Rating. Entre as cidades de médio porte, Brusque ficou atrás de Jaraguá do Sul, São Caetano do Sul (SP) e Valinhos (SP).
“Reconhecimento do trabalho”
Prefeito de Brusque, Ari Vequi celebrou os bons índices na pesquisa e se disse orgulhoso por estar à frente da administração municipal neste momento.
“São vários itens avaliados que nos dão esse destaque. É com alegria que recebemos essa avaliação. Viemos trabalhando firme desde 2017 em transparência, boa aplicação e gestão de recursos públicos. É muito importante para nós, porque é um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito”, diz.
Vequi acredita que esses índices colocam Brusque como uma cidade referência em saúde, educação e segurança, por exemplo, atraindo ainda mais pessoas em busca de oportunidades. “É uma responsabilidade conduzir as coisas da forma correta. Buscamos exemplos e modelos em outras cidades, e o resultado está aí, o trabalho está sendo feito”.
Para o prefeito, o que diferencia Brusque de cidades acima no ranking é a falta de saneamento básico. “Acredito que é isso o que nos diferencia de Jaraguá do Sul, por exemplo. Não tenho dúvidas que, se começarmos o saneamento neste ano, vamos ficar ainda melhor posicionados entre as melhores do Brasil”.
Critérios
Na pesquisa, foram analisados os 5.565 municípios brasileiros. O objetivo foi analisar, classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico de cada um para formar o ranking.
A Austin Rating desenvolveu o Índice de Inclusão Social e Digital (IISD), que analisou 281 indicadores relacionados às áreas social, econômica, fiscal e digital e permite hierarquizar as cidades com foco na igualdade das oportunidades entre seus habitantes”.
Segundo a Istoé, a análise dos indicadores foi feita de forma quantitativa e qualitativa.As informações dos 281 indicadores para os 5.565 municípios foram extraídas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outras.