Perfis falsos utilizam nomes de restaurantes de Brusque para aplicar golpes no Instagram; saiba como eles agem
Contas falsas se parecem muito com as originais e tem grande número de seguidores, o que tem confundido os usuários
Contas falsas se parecem muito com as originais e tem grande número de seguidores, o que tem confundido os usuários
Vários restaurantes de Brusque estão tendo seus nomes utilizados para aplicar golpes por meio das redes sociais. Golpistas estão criando perfis falsos no Instagram com o nome dos estabelecimentos e o mesmo padrão das publicações oficiais.
Muitas pessoas, ao procurar determinado estabelecimento no Instagram, acabam entrando no perfil falso e, com isso, eles ganham seguidores. O golpe consiste em abordar os seguidores do perfil, oferecendo promoções e descontos nos estabelecimentos.
O Restaurante Vô João é um dos estabelecimentos que tem sofrido com perfis falsos no Instagram. A empresária Johanna Debatin relata que já são quatro perfis fakes da empresa que estão aplicando golpes nos clientes.
“Nos últimos tempos tem se agravado. Um dos fakes conseguiu um número bem grande de seguidores. Pode-se dizer que o golpista tem investido um bom tempo nisso. Copia todas as postagens e olhando rapidamente você pensa que realmente aquela página é quente”, diz.
No caso do Restaurante Vô João, o golpista oferece consumação de R$ 850 para a vítima e mais três acompanhantes. “A pessoa passa nome completo e número do WhatsApp. Recebe um código no seu celular e ao passar o código, o golpista consegue hackear as redes sociais, e aí começam os velhos golpes: pedir dinheiro para contato, fingir que estão vendendo coisa no seu nome”, diz.
Johanna destaca que o perfil falso mais atuante do restaurante já tem mais de 10 mil seguidores, o que acaba confundindo as pessoas. “Antes era mais fácil identificar o perfil fake porque dificilmente conseguia muitos seguidores. Mas este último chegou a 10,5 mil seguidores e muitos acreditam que é o perfil oficial”.
O Tsuru’s também tem enfrentado o mesmo problema. Foram feitos três perfis falsos da empresa no Instagram, sendo que o último, está atuando diariamente desde o fim de janeiro e já conta com mais de 18 mil seguidores.
A empresária Ana Paula Bertoldi afirma que diariamente clientes entram em contato alertando ou perguntando se a promoção oferecida no Instagram é verdadeira. “Já são três meses com este incômodo. Já denunciamos milhões de vezes e o Instagram não tira o perfil do ar. Criamos vários alertas na nossa página oficial, mas tem gente que ainda cai no golpe”.
Cansada de pedir para a plataforma tirar os perfis falsos do ar, a empresária entrou com uma ação judicial contra o Instagram. “Procuramos advogado e entramos com ação para derrubar os perfis. Semana passada veio a resposta que o Meta (empresa responsável pelo Facebook e Instagram) seria notificado, e a partir da notificação, tem cinco dias para derrubar os perfis, sob multa diária de R$ 1 mil por descumprimento”.
Ana Paula afirma que agora está na expectativa pelo cumprimento da decisão. “Estamos esperando, acredito que até semana que vem os perfis devem sair do ar. Além desta situação chata, tem o prejuízo desses clientes que caíram no golpe e isso acontece com muita frequência, as pessoas acreditam e caem”.
O Restaurante Vô João também está entrando com processo na Justiça contra o Instagram para derrubar os perfis falsos, já que desativar as contas falsas falando diretamente com a plataforma é um processo longo e burocrático.
“Publicamos alertas na nossa conta oficial, entramos em contato com as pessoas que seguem o perfil falso alertando, pedindo pra denunciar, mas o Instagram não tira as contas do ar, não acontece nada com os perfis fakes”.
Johanna ressalta que uma dificuldade que o restaurante tem enfrentado na hora de denunciar os perfis falsos, é por não ter o selo de verificação do Instagram.
“Quando vamos denunciar a conta falsa e colocamos que está se passando por uma empresa, o Restaurante Vô João não aparece entre as opções do Instagram por não ser verificado, e aí é preciso denunciar como se o perfil estivesse se passando por uma pessoa. Já pedimos a verificação, mas o Instagram diz que não cumprimos os critérios”, diz.
“Dá muita raiva, porque a nossa página oficial está com 30 mil seguidores. Foi muita estrada para chegar nisso, tudo orgânico, muito trabalho e não estamos conseguindo derrubar o fake”, completa.