X
X

Buscar

Peninha projeta equilíbrio para disputa do governo de Santa Catarina e reforça apoio a Rafael Pezenti

Deputado federal não vai disputar eleições deste ano, mas cogita assumir algum cargo no Executivo em 2023

Após mais de três décadas ocupando cargos eletivos, o deputado federal Rogério Peninha (MDB) não vai concorrer às próximas eleições. Em visita ao jornal O Município, ele reforça o apoio a Rafael Pezenti, seu assessor de longa data e atual chefe de gabinete, para a disputa por uma vaga no Congresso Nacional.

Peninha participou das prévias do MDB para ser candidato ao Senado e recebeu 45% dos votos, perdendo para Celso Maldaner, nome que ele vai apoiar.

“Fui convidado pelo governador para ser primeiro suplente do Celso Maldaner, mas não quis. Estou me dedicando para apoiar o nome do Rafael. Sempre consigo 50 mil do Alto Vale, mas acho que ele consegue ainda mais”, disse.

O deputado federal não tem intenção de disputar outro cargo eletivo, mas destaca que pode conseguir um espaço em um possível novo governo de Jair Bolsonaro ou em âmbito estadual. “Só neste mandato, fiz 500 viagens a Brasília. Não é fácil”.

Cenário estadual

O MDB terá Udo Döhler como candidato a vice de Carlos Moisés (Republicanos). Peninha afirma que apoia a eleição do atual governador e também de Celso Maldaner ao Senado, mas acredita que a disputa é imprevisível.

“É uma eleição indefinida em Santa Catarina. Dentro desse quadro, é possível cravar que sejam dois candidatos da direita no segundo turno? Vejo até o PT com possibilidade real de ir para o segundo turno”.

Empenho para eleição de “sucessor”

Peninha e Pezenti vêm realizando um trabalho intenso com lideranças da região e acreditam que isto vai refletir na urna. “Ele conhece os municípios, está fechado com toda aquela região. acho que é uma eleição tranquila. estamos apoiando o Jerry Comper (candidato a deputado estadual) também, que está forte em Botuverá e Guabiruba”.

Rafael, que é formado em Jornalismo, destaca que trabalha com Peninha há 15 anos e acredita que criou uma base forte na região.

“Brusque e os municípios da redondeza carecem de representação para buscar esse dinheiro em Brasília. Por isso, tenho sido muito presente na região. Botuverá, proporcionalmente, é o município em que o Peninha historicamente, e temos o apoio para esta eleição. É muito importante para a gente, destinamos muito recurso para lá”. Prefeito de Botuverá, Alcir Merizio já indicou apoio Jerry e Pezenti.

“Guabiruba também está fechado com o meu nome. Vou dar continuidade para o trabalho do Peninha. Em Brusque, temos uma base boa, não necessariamente ligada ao partido, mas a lideranças do município. Também em Nova Trento, Canelinha, Major Gercino, Itajaí e São João Batista. Esses municípios têm o Peninha como representante e vão ter em mim também. Vamos continuar o trabalho que ele vem fazendo”, completa Pezenti.