Pelznickel é reconhecido como patrimônio cultural de Guabiruba

Projeto de lei foi aprovado na Câmara na última terça-feira; reconhecimento pode ajudar a obter recursos e investimentos

Pelznickel é reconhecido como patrimônio cultural de Guabiruba

Já tradicional nos Natais guabirubenses, o Pelznickel, Papai Noel do mato, é agora patrimônio cultural da cidade. O projeto de lei nº 03/2018, que considera o Pelznickel como patrimônio cultural, histórico e imaterial da cidade, foi aprovado pela Câmara de Vereadores.

Um dos autores da proposta, Felipe Eilert dos Santos (PT) afirma que a aprovação é uma proteção da história e das raízes da cidade. Segundo ele, o Pelznickel e a Pelznickelplatz já são fontes de turismo em Guabiruba.

Para o presidente da Sociedade do Pelznickel, Fabiano Siegel, esse reconhecimento é merecido: “É uma tradição de muitos, muitos anos. Guabiruba sempre teve o Pelznickel. É um merecimento também para a Sociedade, que sempre trabalha muito para manter essa tradição”.

Siegel acredita que, sem o trabalho contínuo do grupo, a tradição poderia ter se perdido no tempo. “Ter esse registro de que é um patrimônio é a prova de que o Pelznickel faz parte de Guabiruba, a cidade é conhecida por isso, muitas pessoas associam o município com esse ‘Natal diferente'”, comenta.

A superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, Jucilene Schmidt, conta que o processo para transformar o Pelznickel em patrimônio imaterial começou em 2017 e que esse reconhecimento vem de um trabalho conjunto entre a Fundação e a Diretoria de Turismo.

“O Pelznickel é muito bem visto na nossa cidade, juntando forças vamos conseguir elevar o nível cultural da cidade, atraindo ainda mais pessoas para conhecer Guabiruba e essa nossa tradição”, diz Jucilene. No último final de semana, mais de oito mil pessoas passaram pela Pelznickelplatz – em sua maioria, turistas.

Mais incentivo
Com o reconhecimento do Pelznickel como patrimônio guabirubense, a cidade terá possibilidade de tentar novas fontes de renda para os projetos envolvendo esta tradição. Fabiano Siegel conta que, quando foi dado início a um projeto para a Lei Rouanet, um dos documentos que faltava para a obtenção dos recursos era o reconhecimento patrimonial.

“Para o turismo, com certeza é um chamariz. Um sonho nosso é ter uma estrutura maior e melhor, chegar ao nível de, por exemplo, Gramado, onde tem o Papai Noel. Se houver investimento no Pelznickel, vai atrair outros investimentos para Guabiruba, como hotéis e eventos.”

Jucilene Schmidt completa que, para o futuro, a ideia é pensar em algo maior, para que as pessoas conheçam o Pelznickel durante todo o ano. “Não sabemos como será a questão dos recursos no próximo governo mas, sendo patrimônio, a gente pode conseguir mais valores para ajudar a Sociedade e não deixar que isso se perca.”

O diretor de Turismo, Andrei Müller, pontua que o reconhecimento está ligado diretamente ao plano de turismo municipal, que tem como um de seus objetivos fazer com que Guabiruba seja reconhecida, até 2021, como a “Terra do Pelznickel”. Transformar a tradição em patrimônio imaterial da cidade é, segundo ele, mais um passo para atingir esse objetivo.

No início do ano, a tradição já havia sido reconhecida e certificada como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, cumprindo todos os critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva.