Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Passou a Copa

Rodrigo Santos

Jornalista esportivo - rodrigosantos@omunicipio.com.br

Passou a Copa

Rodrigo Santos

Por mais que a maioria, acredito eu, tenha torcido pela Croácia na decisão da Copa do Mundo, não há como discutir que a França fez por merecer o título. O time tem um elenco muito bom em todas as posições, tem opções legais no banco de reservas e um trabalho bem feito de captação de talentos.

Um título mundial não começa apenas na preparação para a Copa em sim, mas é a ponta de todo um processo que passa pelas seleções de base, a promoção bem feita para o time de cima e a construção de um time durante o ciclo de quatro anos. No fim, o trabalho foi premiado. A Inglaterra, que terminou a Copa em quarto, é uma seleção pra se prestar atenção: ganhou títulos no sub-17 e sub-20 e mostra que tem um time pra chegar bem em 2022.

E onde entra o Brasil nisso? Renovação a gente já sabe que existe. Tem muita gente nova pedindo passagem para o próximo ciclo, como Paquetá, Vinicius Jr. e Arthur, só pra citar três.

Tite teve um ano e meio para fazer seu trabalho, e deve ter mais quatro para melhorar o que chegou bem na Rússia, mas precisa ser melhor. Ainda acredito que falta um cuidado melhor com as divisões de base, para que muitos desses jogadores cheguem no time de cima sem o “peso” da camisa amarela. Este é o caminho ideal.

Tite deve aceitar a renovação de contrato com a seleção na semana que vem. Isso é bom, e acredito que os erros que vimos não irão se repetir.


Pingo
O Brusque anunciou no início da noite de ontem a renovação de contrato com o técnico Pingo para o restante da temporada. Vai comandar o time na Copa SC, que co meça na metade de setembro, e no final do ano a sua situação será analisada para o Campeonato Estadual. Traduzindo: houve acerto de um salário menor para a Copinha, que é uma competição deficitária por si só, e uma nova rodada de negociação acontecerá para a temporada 2019, dependendo, obviamente, do resultado em campo. Agora é aguardar pra saber que time o Bruscão montará para a competição, que dá ao campeão uma valiosíssima vaga na Copa do Brasil.

Disputa
Muito provavelmente o Bruscão terá como grande concorrente na Copinha o Joinville, que faz péssima campanha na Série C, e está virtualmente rebaixado para a D no ano que vem. A nova diretoria mostrou sua inexperiência, não conseguiu montar um bom time e, de quebra, deixou o JEC em profunda crise financeira. Sem garantia de vaga na Copa do Brasil do ano que vem pelo ranqueamento, o clube terá que buscar sua participação pela Copa SC. O Tubarão, campeão do ano passado, já está garantido na competição nacional com a terceira colocação no campeonato catarinense. No papel, o Brusque não deve ter dificuldades para se classificar, já que enfrentará clubes da segunda divisão, o rebaixado Inter de Lages e o Tubarão.

Joguinhos
A fria Curitibanos recebe, até o dia 27, a edição 31 dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, maior competição do esporte de base no Estado. Brusque está presente, com chance de bons resultados em várias modalidades. Um fato interessante dessa edição é que a Fesporte, entidade que organiza a competição, está proibida de divulgar informações a respeito dos jogos dentro do seu site, por exigência da lei eleitoral. Os Jogos Abertos, que neste ano acontecem em setembro, enfrentarão a mesma dificuldade.

E-Sports
A Havan virou manchete nacional ontem por um motivo bem interessante:a empresa planeja entrar no mundo dos E-Sports, como são chamados os esportes dos jogos eletrônicos. Um “gamingoffice” será implantado até o mês que vem, com atletas contratados e até apoio psicológico, nos moldes das principais equipes do país. Os filhos do empresário Luciano Hang estão à frente desta empreitada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo