Paróquia São Luís Gonzaga celebra 11 anos de dedicação da Igreja Matriz de Brusque

Missa foi celebrada pelo padre Nelson Tacchini, ex-pároco da comunidade

Missa foi celebrada pelo padre Nelson Tacchini, ex-pároco da comunidade

Como forma de celebrar os 11 anos de dedicação da Igreja Matriz, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de quinta-feira, 30, uma missa especial alusiva à data. Presidida pelo padre Nelson Tacchini, ex-pároco da comunidade, e concelebrada pelo pároco, padre Diomar Romaniv, o ato litúrgico contou com diversos momentos que lembraram a dedicação.

Entre estes momentos estavam o acendimento das 12 velas, que representam os 12 apóstolos e também lembram as 12 comunidades que formam a paróquia, bem como o rito da aspersão dos fiéis com água benta, e a apresentação de alguns símbolos próprios da celebração, como o altar, a mesa da Palavra, a pia batismal, entre outras.

Paróquia São Luís Gonzaga/Divulgação

“Templo de Deus”

Durante a homilia, padre Nelson fez uma reflexão sobre a vida e sobre a igreja enquanto “templo”, que fortalece a fé. Assim, falou da importância da dedicação da igreja e também como cada um deve ser um “templo de Deus”.

“Há apenas 11 anos que liturgicamente e oficialmente esta igreja foi dedicada. Ou seja, ela recebeu uma dedicatória oficial da Igreja a toda comunidade católica cristã. A igreja em que estamos hoje é um templo de pedra. E nós, cristãos, somos o ‘templo de Deus’”, disse.

Além disso, padre Nelson destacou sua satisfação pessoal de relembrar a dedicação, que foi presenciada por ele há 11 anos, além de outros momentos especiais vividos na paróquia.

“Naquele dia eu vi todos os sacramentos, todas as realidades espirituais que já foram celebradas, sendo confirmadas pela igreja através de um rito bonito que é o rito da dedicação de uma igreja. E hoje isso tudo veio à tona, em ver o quanto Deus faz o bem através de um templo, através das pessoas”, continuou.

Convite especial

Para o pároco, padre Diomar Romaniv, poder relembrar a dedicação da igreja foi um momento especial, em valorizar as datas importantes da paróquia, não somente as litúrgicas, como a Páscoa e o Natal, mas também as históricas.

“Quando nós recordamos um aniversário, valorizamos a data para que façamos memória de toda uma história, de todo um povo que viveu, que experimentou a fé. E nós recebemos essa fé como herança da Igreja, como herança dos nossos pais, e de tantos que doaram a vida, para construir esta comunidade”, descreveu.

Além disso, segundo ele, outro momento especial da missa foi a própria presença do padre Nelson, que foi pároco entre 1985 a 1988. “Temos convidado alguns ex-párocos e padres que passaram por aqui para presidir algumas missas, já que eles também deixaram o seu legado, o seu testemunho de vida”, completou.

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram

• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube