Pandemia reduz projetos e adia planos da cooperativa cervejeira de Brusque
Cooperativa Cervejeira Sulbrasileira (Cocersul) foi criada em 2018
Após dois anos de fundação, a Cooperativa Cervejeira Sulbrasileira (Cocersul), sediada em Brusque, segue em busca do fortalecimento do setor na região. Por conta da situação econômica do país e a pandemia da Covid-19, muitos planos foram adiados, o que prejudicou o trabalho da cooperativa.
A cooperativa foi criada em 2018, dentro do Núcleo de Cervejeiros Artesanais (Nucervarte) da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr).
Desde então a Cocersul conquistou aproximadamente 70 cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas. O número está longe da meta. O presidente da cooperativa, Cícero Klas, explica que já na fundação a situação econômica do país não era favorável e não vislumbrava investimentos no segmento. E, neste ano, a crise do coronavírus também não facilitou. “Fechou todas as possibilidades de crescimento”.
Assim como diversos outros setores, o cervejeiro também precisou se reinventar para sobreviver ao cenário. Sem grandes eventos e festas, a cooperativa tem participado de iniciativas beneficentes, tanto pela causa solidária neste período quanto em busca de busca de visibilidade e giro nos negócios.
Durante os dois anos de atuação, a Cocersul tem se esforçado para alcançar o objetivo principal, que é apoiar os cervejeiros caseiros em busca de profissionalização e comercialização do produto no mercado. “A cooperativa é um caminho de união para manter todo mundo entusiasmado”, diz Klas.
Uma das iniciativas foi a realização do 1º Festival da Cerveja Artesanal do Vale, que ocorreu em março deste ano, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof. A segunda edição já está planejada para 2021, porém a concretização depende do cenário da Covid-19 até lá.
Projetos minimizados
Por conta da pandemia o projeto da fábrica própria para a produção de cervejas dos cooperados precisou ser minimizado em 2020 e deve ter continuidade no próximo ano, mas em escala menor.
Klas explica que foi feita uma pesquisa interna que indicava o volume a ser produzido pela fábrica, porém com a retração do mercado a quantidade será menor. A fábrica deve produzir tanto cerveja do cooperado, com sua receita própria, quanto o produto próprio da cooperativa.
A Cocersul ainda tem outras intenções, como a criação de um espaço para comercializar os produtos. O crescimento da cooperativa depende da materialização destes projetos e a expectativa é de que com o tempo as ideias saiam do papel.
Klas reforça que a cooperativa está de portas abertas para receber todos os interessados, com o objetivo de engrandecer o setor na região.