Padre que atuou em colégio de Brusque completa 100 anos de idade

Foi celebrado também os 75 anos de sacerdócio

Padre que atuou em colégio de Brusque completa 100 anos de idade

Foi celebrado também os 75 anos de sacerdócio

O padre Sérgio Hemkemeier, que possui passagens por Brusque, completou 100 anos nesta quarta-feira, 21. O padre atuou no Colégio São Luiz. Além de comemorar seu nascimento, Sérgio celebrou também 75 anos de sacerdócio e mais de 80 de história religiosa.

Filho de Bernardo Hemkemeier e Helena Buss Hemkemeier, o padre Sérgio nasceu em de 1923, em Rio Fortuna, no Sul catarinense. Aos 11 anos ingressou no seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

Sergio estudou filosofia no convento Sagrado Coração de Jesus, em Brusque, e foi diretor do Colégio São Luiz em 1989.

Para comemorar a data, a comunidade de Armazém, município do Sul de Santa Catarina, do qual Sérgio vive há quase 29 anos, realizou um almoço festivo em homenagem ao padre.

História

Ele ordenou-se sacerdote em 1948. Sua primeira transferência foi para a paróquia de Bom Jesus da Penha, no Rio de Janeiro.

Poucos meses depois, foi transferido para o Seminário de Corupá, onde atuou como professor e disciplinário. De lá, foi transferido para o Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo. Porém, suas raízes catarinenses lhe trouxeram de volta.

No Colégio Dehon, em Tubarão, atuou como professor e vice-diretor. Nos anos seguintes, percorreu várias paróquias do Brasil. Fez diversos cursos, conseguindo registro de professor de português, francês e espanhol, além de inglês. Durante 36 anos trabalhou em colégios e chegou a lecionar todas as disciplinas curriculares do então 1º e 2º grau.

O Padre contou que pregou em muitos retiros espirituais para padres, religiosas e leigos, além de palestrar em diversos lugares. Sérgio também possui formação em psicanálise e parapsicologia.

Atualmente, pela sua trajetória, não realiza mais atendimentos e atua apenas como vigário paroquial. Em suas falas, padre Sérgio sempre destaca para as pessoas que Deus lhes ama e que “só não vai para o céu quem não quer”, diz.

Desde o último domingo, 18, os 100 anos do padre e os 75 de vida sacerdotal foram comemorados com missas, que ele fez questão de estar presente e celebrar com os demais padres.