Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Padre Ângelo Bússolo ganha fama por bater forte no pré-candidato Jair Bolsonaro e elogiar Lula

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Padre Ângelo Bússolo ganha fama por bater forte no pré-candidato Jair Bolsonaro e elogiar Lula

Raul Sartori

O padre petista
Ainda ouve-se ecos da sessão solene da Câmara de Vereadores de Tubarão, semana passada, quando foram entregues títulos de cidadão honorário e honra ao mérito, incluindo o governador Eduardo Pinho Moreira. Um dos homenageados, o padre Ângelo Bússolo, desistiu ao saber que teria que sentar na mesma mesa com alguns homenageados, dentre eles o senador Paulo Bauer (PSDB-SC). O religioso tem fama na cidade por suas prédicas em que bate forte no pré-candidato Jair Bolsonaro e elogia Lula, a quem compara com Jesus. Consta que o bispo da diocese local, dom João Francisco Salm, já o advertiu sobre suas pregações político-partidárias. Em vão. Perguntar não ofende: o que fará o padre quando fugirem de sua igreja os não-petistas e apolíticos, cansados de ver o púlpito transformado num palanque político-partidário?

Escolha de Sofia
Resolução enviada pela Secretaria de Estado da Educação a todas as escolas da sua rede exigia, para cortar gastos, a demissão de um assessor educacional em cada uma. Instalou-se o pânico, uma vez que diretores teriam que fazer uma verdadeira escolha de Sofia, tendo que optar um entre dois. O governo acabou recuando diante da forte reação.

Identidade nacional
Coube ao senador Dário Berger (MDB-SC) apresentar no plenário do Senado, quarta-feira, o Documento Nacional de Identificação (DNI), a carteira de identidade digital que permitirá a unificação dos documentos pessoais dos cidadãos brasileiros. Garante que facilitará a vida das pessoas e evitará fraudes e duplicidades, uma vez que há brasileiros com mais de uma identidade e que a cada 20 minutos existe uma fraude de identificação no país. Com esse documento digital, isso será completamente eliminado.

Sensatez
Encaminha-se para aprovação, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que veda o funcionamento, em SC, de cursos voltados à formação de técnicos de enfermagem na modalidade ensino a distância (EAD). Convenhamos, é evidente que o método de ensino em tais cursos é incompatível com o almejado para a formação de bom profissional de saúde, em que devem estar incluídas a experimentação e o contato direto com pessoas.

Ovo da serpente
O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, está no comando de um serpentário e foi aconselhado a evitar botes. Motivos não faltam. O Tribunal de Contas da União (TCU) multou servidores do ministério por práticas administrativas irregulares na condução de 43 convênios. Esses instrumentos foram firmados com organizações para a promoção de festas e eventos, mas serviam, na verdade, para desvio de recurso público. A conclusão é decorrente do exame de determinações anteriormente feitas pelo TCU. Os responsáveis foram ouvidos em audiência, mas não conseguiram afastar as irregularidades.

Mais imposto
No momento em que há um clamor popular contrário, está em pauta no Congresso Nacional projeto do deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) que permite a municípios e ao Distrito Federal criar taxas para financiar o transporte público. O novo imposto seria cobrado diretamente na bomba dos postos sobre a venda a varejo de gasolina, de etanol combustível e de gás natural veicular. Para valer, a proposta ainda precisa ser votada no plenário da Casa, no Senado e ser sancionada pelo presidente Michel Temer. O cinismo de nossos congressistas realmente não tem limites.

Amor doentio
O brasileiro é um sujeito de paixões extremas e contraditórias. Tem razão o ex-presidente da Agência Nacional de Petróleo, David Zylbersztajn, quando diz que o brasileiro tem um amor psicótico em relação à Petrobras, independentemente de ideologia: “Todo mundo diz que ama a empresa, mas, ao mesmo tempo, quer matá-la. É o que acontece agora. É o que aconteceu no governo Dilma, que segurou artificialmente os preços dos combustíveis e deu prejuízo de uns R$ 60 bilhões à empresa”.

Mulheres
O Grupo Mulheres do Brasil emitiu nota para repudiar qualquer tentativa dos partidos de boicotarem as candidaturas femininas ao Legislativo. Semana passada o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que ao menos 30% dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha seja destinado às candidaturas femininas. Apesar de elas constituírem quase 52% da população, tem apenas 10% das cadeiras na Câmara e 16% no Senado.

Dinheiro
Deve ir ao plenário por estes dias na Assembleia Legislativa pedido do governador Pinho Moreira para o governo estadual contrair empréstimo de até US$ 50 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Será para projeto de modernização da gestão fiscal do Estado. Quem sabe os devedores contumazes – alguns visivelmente identificáveis – sejam finalmente alcançados.

Entra e sai
Como tudo se encaminha para que o PSD e o MDB de SC estejam em trincheiras opostas na eleição de outubro, as agências de desenvolvimento regional (ADRs) terão novas mexidas nos seus comandos nas próximas semanas. Sairão – ou terão que sair – todos os indicados por Raimundo Colombo. Já há choro e ranger de dentes.

Meia-entrada
Tem lei estadual nova na praça. É a 17.522, sancionada esta semana pelo governador Pinho Moreira, que obriga o fornecedor de ingresso para eventos, pela internet, a tornar disponível a venda de meia-entrada por esse mesmo veículo, seja em site próprio ou terceirizado.

Justiça podre
O fato, em si, diz tudo: três desembargadores do TJ do Rio de Janeiro se declararam impedidos de julgar um agravo de instrumento num processo que, entre suas dezenas de réus, tem o corruptíssimo deputado Jorge Picciani, vários ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (idem, na ladroeira) e empresários de uma federação de transportadores. Juntos, desviaram centenas de milhões de verbas da merenda escolar e de alimentação de presos.

Disfonia
Não há dúvida nenhuma que o tenista Gustavo Kuerten é um ótimo garoto-propaganda. Mas poderia ser muito mais se cuidasse, um pouco que seja, de sua voz, melhorando a impostação. O comercial que faz no momento, para uma construtora de Balneário Camboriú, provoca dores nos ouvidos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo